Emlur discute Plano de Gestão de Resíduos Sólidos no conjunto Gervásio Maia

Por - em 437

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) de João Pessoa realiza, nesta terça-feira (2), às 19h, a 5ª Oficina Pública, no conjunto Gervásio Maia, no Colinas do Sul, dando sequência às ações para elaboração do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos da Capital. Esta será a última audiência aberta à participação popular organizada pelos membros da Comissão Organizadora do Plano e dos Comitês de Sustentação e Gestor. O material recolhido contribuirá para a construção do diagnóstico da situação dos resíduos sólidos da Capital e o resultado deverá ser analisado pela Câmara dos Vereadores de João Pessoa até o final deste ano.

A programação para a realização das Oficinas Públicas tem seguido a divisão geográfica adotada pela Secretaria Municipal de Transparência para o Orçamento Participativo. O bairro Colinas do Sul esta inserido na 12ª Região Orçamentária, situado no Sudoeste de João Pessoa. “O conjunto habitacional Gervásio Maia, possui mais de 1.300 residências. É importante que esses moradores manifestem as suas necessidades para o poder público. As oficinas públicas têm sido palcos perfeitos para a consolidação dessa participação efetiva”, observa o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho.

No Colinas do Sul a oficina será realizada na Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato, no conjunto Gervásio Maia. Durante o evento as famílias poderão dar sua contribuição com ideias e sugestões para a elaboração do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos da cidade. Será discutida a destinação de todos os tipos de resíduos produzidos no bairro, desde o lixo domiciliar, orgânico, inorgânico, industrial, hospitalar, da construção civil, poda, entre outros.

Essa audiência encerra a programação das oficinas públicas organizadas pela Comissão de Elaboração do Plano de Gestão. Uma última oficina esta programada para garantir a participação dos profissionais que trabalham no processo de catação de resíduos na cidade. A audiência, programada para acontecer na próxima sexta-feira (4), foi transferida para o próximo dia 9 de julho. A alteração foi necessária devido à coincidência com a data do jogo da seleção brasileira, pela Copa do Mundo de Futebol.

Plano – Os membros da Comissão Organizadora do Plano e dos Comitês de Sustentação e Gestor tem se reunido periodicamente para cumprir as etapas do plano metodológico, atendendo a uma determinação da Lei Federal 12.305/2010.  Ao final desse prazo, o projeto deverá ser encaminhado para análise e aprovação na Câmara dos Vereadores de João Pessoa.