Emlur e Cidade Viva promovem projeto ‘Praia Limpa’ neste sábado

Por - em 690

Ângela Costa

Aproximadamente 80 agentes de limpeza e a equipe de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), vão participar do projeto “Praia Limpa”, ação que acontece neste sábado (21) dentro da programação da 5ª edição do Godstock, evento social realizado anualmente pela Igreja Evangélica Cidade Viva com apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Subprefeitura de Tambaú e da Emlur. A expectativa da organização é chegar a 1,3 mil participantes espalhados por toda a orla de João Pessoa à Cabedelo.

Durante reunião nesta terça (10), na sede da Instituição religiosa, a chefe do Setor de Geoprocessamento da Emlur, Lívia Natássia, informou que parte do efetivo que trabalha na orla da Capital irá atuar na coleta de resíduos. “Serão disponibilizados pela Autarquia 700 sacos com capacidade de acondicionar em torno de 200 litros, podendo totalizar 14 toneladas de resíduos no final da ação”. Os resíduos coletados serão recolhidos na Coleta Domiciliar regular da área.

“É importante frisarmos que a limpeza da orla é feita diariamente do Bessa a praia de Gramame, incluindo a varrição, coleta e manutenção das vias e dos equipamentos instalados no calçadão, na extensão da faixa de areia, ciclofaixa, avenida principal e ruas paralelas da orla, porém falta à colaboração e a conscientização da população em manter as praias limpas e bem cuidadas”, ressaltou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur. Dentro do planejamento estratégico da Emlur já esta prevista a instalação de novos equipamentos em toda a orla da Capital.

Coleta Seletiva – Os catadores da Coleta Seletiva de João Pessoa cadastrados na Emlur, que trabalham nos cinco galpões da Prefeitura, também estão se mobilizando para participar da ação “Praia Limpa”. “Todo esse montante recolhido nas praias vai gerar trabalho e renda para os catadores das cooperativas cadastradas na Emlur e para suas famílias”, afirma Lucius Fabiani, superintendente da Emlur. Para ele, essa ação traduz a política social de combate a fome com geração de emprego e renda empreendida pela atual gestão.

Para a diretora do Devar, Carol Estrela, o evento tem tudo para se confirmar um sucesso. “Toda a nossa equipe vai participar do evento. Eles serão distribuídos em pontos estratégicos da praia para que a nossa mensagem de sensibilização junto à população tenha uma fala única em torno da conscientização dos banhistas que freqüentam as praias de João Pessoa”, explica.

O secretário executivo da Godstock, José Marcelo, explicou que o evento já entrou para o calendário de eventos da Prefeitura de João Pessoa e representa o ápice de uma série de atividades da Igreja Cidade Viva realizadas durante todo o ano. No entanto, 2015 será o primeiro ano da ação “Praia Limpa”. “A parceria com a Emlur representa a convergência no interesse de trazer o bem estar ao cidadão naquilo que interessa a todos à preservação da natureza”, disse. Os interessados podem se inscrever cidadeviva.org/godstock.