Emlur e Defesa Civil realizam ações preventivas em áreas de difícil acesso

Por Angela Costa - em 819

No primeiro semestre do ano, os serviços de limpeza e desobstrução de rios e canais realizados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Defesa Civil Municipal, garantem o escoamento adequado das águas e evita casos de alagamento desses locais, principalmente os que são habitados e fazem parte da lista de área de risco e difícil acesso. Essa ação faz parte do planejamento anual de zeladoria da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Esse ano a equipe aquática já realizou a manutenção de diversos trechos do Rio Jaguaribe, que cortam boa parte da cidade, a exemplo das avenidas Epitácio Pessoa, Beira Rio, Rui Carneiro, Tancredo Neves, além dos Bairros São José, Bessa, Castelo Branco, Miramar e Cristo Redentor. A equipe, composta por 15 homens, também realiza limpeza em canais e também encostas com a colocação de lonas para evitar desabamentos. De acordo com a programação, a equipe retorna com a ação preventiva aos bairros a cada quatro meses.

Segundo o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, as intervenções preventivas são feitas diariamente pela equipe aquática da Autarquia, dando suporte as demandas da Defesa Civil em toda a cidade, somada as ações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) que cuida da limpeza das galerias. “É um trabalho de equipe dentro da gestão pública municipal, porém é fundamental a participação efetiva da população no sentido de dar a destinação correta aos resíduos produzidos individual e coletivamente e evitar o descarte em vias e áreas públicas da cidade”, enfatiza.

Ele lembra que os resíduos, mesmo os pequenos como uma embalagem de chiclete ou um palito de pirulito, estão sujeitos a serem arrastados para dentro das galerias pluviais. O acumulo desses materiais prejudicam o escoamento das águas e em dias de chuva acabam sendo arrastados para os rios, córregos, canais e para o mar.

O chefe da Divisão de Varrição e Coleta da Emlur, Antonio Araujo, afirma que diariamente as equipes retiram dos rios grandes quantidades de lixo, inclusive objetos de grande porte como fogões, geladeiras, sofás e pneus. Ele explica que quando ocorre o acúmulo do lixo, entulho e outros detritos o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas, além de causar poluição da água e do solo.