Emlur e Ecobras coletam uma tonelada de lixo eletrônico na orla
Ângela Costa
Aproximadamente uma tonelada de lixo eletrônico foi coletada nos novos pontos de coleta instalados na orla de João Pessoa nesse final de semana. A ação resultou da parceria entre a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Ecobras, empresa paraibana que trabalha com reciclagem de equipamentos eletrônicos. A meta inicial é chegar a 4,5 toneladas por final de semana. O segundo passo será expandir a instalação dos pontos de coleta para locais de grande circulação de pessoas como o Centro da cidade, supermercados, colégios e universidades.
Para atingir essas metas é preciso a participação efetiva da população. “É um ciclo positivo. A população só tem a ganhar. Ela se desfaz de um objeto que não se lhe serve mais, contribui com a manutenção da limpeza da cidade e do meio ambiente e ainda com a Casa da Criança com Câncer, que recebe R$ 50 a cada tonelada arrecadada”, disse o superintendente Lucius Fabiani.
Mensalmente a Ecobras recolher de 30 a 40 toneladas. Com a instalação dos novos pontos na orla da Capital, a expectativa é recolher mais 20 toneladas por mês. Os pontos de coleta estarão aptos a receber todo tipo de material eletrônico como componentes de computadores e seus periféricos; notebooks, copiadoras, televisores, ventiladores; baterias de chumbo; produtos magnéticos; ar condicionado; aparelhos de celular ou qualquer aparelho eletro-eletrônico que acumule energia. A exceção fica por conta dos produtos da linha branca, pilhas e lâmpadas.
Segundo diretor da Ecobras, Franco Spessotto, a empresa é responsável pela coleta, desmontagem e descaracterização do equipamento. Posteriormente é feita a separação dos materiais: metal, vidro, plástico, fios, placas, drivers, fontes de alimentação e baterias recarregáveis e o repasse as empresas recicladoras, licenciadas e especializadas em cada tipo de produto. “Esse processo evita a utilização inadequada de partes do produto para fins que não sejam a reciclagem e cada tipo de produto retorna à cadeia produtiva como matéria prima economizando os recursos naturais”, explica.
Pontos de Coleta:
Busto de Tamandaré – Final da Avenida Presidente Epitácio Pessoa;
Largo da Gameleira – Final da Avenida Senador Rui Carneiro e
Retão de Manaíra – Final da Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho.
Dias: sextas das 9h às 16h e aos sábados das 9h às 13h.