Emlur e Pooblicão ampliam os pontos com sacos plásticos para recolhimento de fezes de animais

Por - em 1777

Ângela Costa e Renato Brito

 

Os donos de cães de João Pessoa contam agora com 250 equipamentos que disponibilizam gratuitamente sacos plásticos para recolhimento de fezes dos animais. O projeto faz parte de uma parceria público/privada entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) com a Empresa Pooblicao Brasil Comunicação LTDA. A ampliação de 100 para 250 equipamentos possibilitou a instalação de mais pontos na Orla Marítima, praças e no Parque da Lagoa Sólon de Lucena.

“O aumento no número de equipamentos foi necessária para atender à crescente demanda. É mais uma ação para manter a cidade limpa, mas é preciso a participação dos donos de cães para o sucesso da iniciativa, pois não basta disponibilizarmos essa ferramenta de educação ambiental se o cidadão não estiver disposto a mudar seus hábitos em função do bem estar da coletividade e da saúde pública”, argumentou Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Pioneira no Nordeste, a iniciativa firmada pela Emlur e Sedurb com a Franquia Pooblicao, não gera despesa aos cofres públicos. A PMJP concede a permissão de uso do solo. Em contrapartida, a Empresa Pooblicão reserva um percentual dos espaços de uso publicitário nos equipamentos para divulgação de ações socioeducativas da Emlur, além do compromisso de manter os equipamentos abastecidos com os sacos plásticos.

De acordo com Otávio Mariz, co-fundador do ‘Pooblicão Mídia Ambiental’, para suprir a necessidade dos equipamentos, estão sendo disponibilizados, em média, 30 mil saquinhos por mês. O cálculo é feito com base nas bobinas utilizadas nos 250 equipamentos instalados. A reposição é feita a cada dois dias conforme o uso dos saquinhos pela população. Caso o cidadão encontre o equipamento vazio, pode entrar em contato com a Pooblicao através do “Alô Saquinho 3031-7070”, cujo número do telefone está exposto na tampa do dispensador, ou acessar o site: www.pooblicao.com.

Regulamentação – A regulamentação do recolhimento de resíduos fecais de animais os espaços públicos em João Pessoa esta prevista nas leis 11.880/2010 e 12.140/2011.

Doenças – Diversas doenças podem ser transmitidas pelas fezes dos cães, a exemplo da Adenovírus; Parvovírus; Giárdia; Coccida; Tênia; Toxocaríase e E-coli.