Emlur implanta sistema de monitoramento de veículos de coleta domiciliar
Ângela Costa
Com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de coleta domiciliar prestados à população, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) ampliou este mês o sistema de monitoramento das frotas de veículos das empresas terceirizadas que prestam serviço à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
“Nossa expectativa é que a ampliação desse sistema promova melhorias na execução do serviço e no processo de fiscalização executado pela Emlur”, afirmou Lucius Fabiani, superintende do órgão.
Segundo ele, o sistema apresenta serviços de inteligência em rastreamento que possibilita a Autarquia obter informações precisas em tempo real sobre o veículo, motorista, localização, itinerário, serviço, horário, tempo da execução do serviço, quilometragem e velocidade do veículo, além do histórico de toda a frota das três empresas terceirizadas que prestam serviço a PMJP e também da frota própria da Emlur.
Os caminhões compactadores coletam resíduos cobrindo o itinerário de todos os bairros da cidade até o Aterro Sanitário Metropolitano, cobrindo coleta diurna, noturna, alternadas e diárias, inclusive de madrugada e em áreas de difícil acesso.
As novas tecnologias de monitoramento e rastreamento de veículos, motos e objetos utilizam recursos como GPS, smartphone e outros dispositivos que permitem monitorar a execução dos serviços via internet em tempo real. Isto é feito por meio de mapas digitais e pontos de referência configuráveis, como locais de entrega e coleta. Também é possível enviar comandos e receber alertas acionados em situações de risco ou momentos críticos da operação, proporcionando uma atuação rápida e eficiente do gestor da frota.