Emlur incentiva descarte correto de pilhas e baterias

Por Angela Costa - em 1291

Quem não tem em casa pilhas ou baterias esquecidas em alguma gaveta? Na sede da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), no Bairro dos Estados, os moradores de João Pessoa podem fazer o descarte correto desse material. Com essa ação simples o cidadão dá a destinação correta para esse tipo de material, contribuindo para a proteção do meio ambiente.

O “papa pilha” da Emlur esta instalado na recepção da sede da empresa, representado por um sapo que guarda as pilhas e baterias no interior de sua boca grande. A população pode descartar pilhas comuns de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis como as utilizadas em celular ou máquina fotográfica.

Composição – Baterias e pilhas são compostas por metais pesados e tóxicos, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, que descartadas indevidamente intoxicam o solo, os rios, os vegetais e animais. Em contato com lençóis freáticos ou a cadeia alimentar, esses materiais podem causar sérios problemas à saúde, como câncer e danos ao sistema nervoso central. Uma vez recicladas, as pilhas e baterias são transformadas em pigmentos que dão cor a fogos de artifício, pisos cerâmicos, vidros e tintas.

Conama – Postos de coleta atendem a consumidores domésticos e auxiliam no processo de logística reversa e destinação final, que deve ser adotado por fabricantes e importadores responsáveis pelo pós-consumo, atendendo a determinação da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)  401/2008.

Alô Limpinho – Para solicitar serviços de limpeza urbana é só ligar para o Tele Atendimento – 0800 083 2425/3214 7628.