Emlur inicia atividades para combater o câncer de mama
A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) aderiu ao movimento Outubro Rosa. Nesta terça-feira (9), será a abertura oficial das atividades de conscientização e combate ao câncer de mama, com o projeto “Toda Mulher Gosta de Rosa”. A solenidade terá início às 9h, no hall da sede da Emlur, localizada no Bairro dos Estados.
Neste dia, haverá a entrega do lacinho da campanha de prevenção ao câncer de mama, apresentação do Coral da Emlur, lançamento da campanha de donativos e apresentação de esquete teatral. O evento é promovido pela Divisão de Bem Estar Social (Dibes) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e da ONG Amigos do Peito.
De acordo com a coordenadora da Dibes, Aparecida Pontes, a Emlur já realiza um trabalho de conscientização. Segundo ela, nos últimos anos a Emlur tem se preocupado em mostrar às suas servidoras a importância de conhecer os direitos que elas conquistaram ao longo da história. E hoje, pensando na saúde de nossas colegas de trabalho, resolvemos aderir ao movimento Outubro Rosa”, disse.
Programação – O projeto segue no dia 16, quando as mulheres poderão se consultar com uma mastologista e marcar exames. Já no dia 24, será realizado um café da manhã, seguido de uma palestra sobre o câncer de mama, apresentação de esquete e um abraço na sede da Emlur. A programação será encerrada com show musical e a entrega de donativos para a ONG Amigos do Peito.
Nova fachada – Desde o início de outubro, a Emlur trocou a iluminação de sua sede, instalando novos refletores para colorir a sua entrada com o tom do movimento. Quem passa pelo início da Avenida Minas Gerais durante a noite, pode conferir a fachada rosa da Autarquia.
Outubro Rosa – O movimento Outubro Rosa é celebrado em todo mundo e remete às ações que tiveram início nos Estados Unidos, na década de 1990. Com o tempo, diversos países passaram a desenvolver atividades relacionadas à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama. No Brasil, o movimento é celebrado em diversas cidades e simbolizado por laços rosas e iluminação de monumentos e instituições.