Emlur inicia capacitação do Trade Turístico para a Coleta Seletiva nesta terça

Por Ângela Costa - em 622

Ângela Costa

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) inicia, nesta terça-feira (26), às 10h, a capacitação dos representantes de hotéis, bares e restaurantes que aderiram ao Plano de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O primeiro estabelecimento será a churrascaria Sal e Brasa, no Bairro do Bessa. O objetivo é facilitar o enquadramento dos representantes do Trade Turístico no limite de produção de resíduos com base na Legislação vigente para a Coleta Especial, bem como no acordo firmado recentemente entre representes da categoria e o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo.

De acordo com o documento assinado, as empresas que ultrapassarem o limite de 200 litros de resíduos diários, previsto pela Taxa de Coleta de Resíduos (TCR), devem pagar pela coleta do excedente. Os bares, restaurantes e outras empresas poderão aderir ao projeto de coleta seletiva com foco nos inorgânicos ou secos (plásticos e vidros). O cadastro deve ser feito na sede da Emlur.

A palestra será ministrada por técnicos da Emlur da Coleta Seletiva e da Educação Ambiental, com foco nas orientações de separação de resíduos do material inorgânico potencialmente reciclável. Uma das principais orientações é que esse material seja acondicionado em recipiente próprio para, posteriormente, ser repassado às associações de catadores de João Pessoa parceiras da Emlur.

No primeiro semestre de 2015, cerca de 3 mil toneladas foram coletadas em toda João Pessoa, representando 2% do que é produzido na cidade. A meta é chegar a 6% até o final de 2016.

Serviço – Os interessados poderão fazer o cadastro na sede da Emlur, no setor de Educação Ambiental, das 8h às 11h. A equipe de Educação Ambiental da Emlur estará disponível para ministrar palestras aos inscritos. Serão repassadas orientações básicas sobre a separação dos resíduos recicláveis, sobre os equipamentos, materiais e custos. Mais informações através do Alô Limpinho 0800 083 2425.

Pontos de coleta – Atualmente a cidade de João Pessoa realiza a coleta seletiva em diversos pontos nos bairros Treze de Maio, Bairro dos Estados, Bancários, Jardim Cidade Universitária, Mangabeira, Cabo branco, Altiplano, Miramar, Tambaú, Tambauzinho e Bessa.

A Emlur conta com cinco galpões para armazenagem do material coletado. O maior deles é localizado no Aterro Sanitário Metropolitano, na Instância Mussuré. Os demais estão nos bairros de Cabo Branco, Mangabeira, Bancários e Bairro dos Estados. Quatro associações, vinculadas a Emlur, fazem a coleta seletiva – Astramares (Associação dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis), Ascare (Associação de Catadores de Resíduos de João Pessoa – Bairro dos Estados e Bessa) e Acordo Verde. Cerca de 200 catadores estão cadastrados.

“O cadastramento dos interessados em aderir a coleta seletiva é mais um passo para expandirmos o serviço na cidade. Os adeptos deverão adotar mudanças no seu dia-a-dia para que a proposta tenha êxito, separando materiais como plástico, vidro, alumínio, lata e papel”, disse Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia. Esses materiais deverão ser recolhidos pelos agentes da coleta seletiva atendendo a um calendário especifico.

A expectativa é que com a expansão da coleta seletiva tenha uma redução na quantidade de resíduos destinados ao Aterro Sanitário Municipal, representando uma redução orçamentária para os cofres públicos. Outra projeção será a geração de emprego e renda na cidade, já que com o aumento de adeptos haverá a necessidade de um maior número de catadores nas associações. “Essa ação trará resultados positivos para o município na área econômica, social e ambiental”, argumenta Fabiani.

Histórico – Desde 2014 que a Emlur vem estudando meios para ampliar a coleta seletiva na cidade, com base no que determina a Lei 12.956/14, que trata do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa no final de 2014. O Plano traz projeções para a Limpeza Urbana para os próximos 20 anos. Nesse período a PMJP deverá implantar 10 novos núcleos em pontos estratégicos da cidade.