Emlur inicia operação de limpeza no trajeto da Romaria da Penha
Ângela Costa
Aproximadamente 200 agentes foram designados pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) para compor a operação de manutenção das vias que compõem o itinerário da 253ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizada no dia 26 deste mês. Os serviços foram iniciados nesta semana e devem ser concluídos nos próximos 15 dias.
De acordo com o Departamento de Geoprocessamento da Emlur, a operação de limpeza é feita em três etapas: antes, com a preparação das ruas e avenidas; durante, com o esquema de limpeza e após o evento, ainda na madrugada, com o recolhimento do lixo descartado indevidamente pelos fiéis. “O nosso planejamento tem a meta de garantir a limpeza do trajeto e vias adjacentes, mesmo com grande concentração de pessoas que o evento atrai. Aproveitamos para solicitar à população que colabore com a limpeza pública descartando os seus resíduos nas nossas lixeiras”, enfatiza Lívia Natássia, diretora do setor.
Nesta quarta-feira (16), os serviços se concentraram na Avenida Hilton Souto Maior, na saída do Trevo das Mangabeiras. A ação de manutenção inclui varrição, roço, capinação, catação, coleta, pintura de meio fio e recolhimento de entulhos e podas em terrenos em todo o trajeto – que vai da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro) até o Santuário da Penha – aproximadamente 15 quilômetros.
“Os serviços executados no percurso da Procissão da Penha faz parte da nossa programação de limpeza anual. O itinerário que compõe a procissão recebe constantemente as ações de limpeza da Emlur e é atendido pela coleta domiciliar. Então, o trabalho desta semana é apenas de manutenção”, disse Lucius Fabiani, superintendente do órgão.