Emlur instala coletor de lixo eletrônico no Tribunal de Justiça

Por - em 1833

divulgacaoTJA Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) instalou, nesta quarta-feira (9), um coletor de lixo eletrônico na sede do anexo do Tribunal de Justiça da Paraíba – Fórum Arquimedes Souto Maior, localizado no Centro de João Pessoa. A iniciativa é fruto da parceria entre a Autarquia e a Ecobras. Outros pontos de coleta deverão ser disponibilizados para a população ainda neste segundo semestre.

Nesses coletores pode ser descartado todo tipo de lixo eletrônico, como telefones celulares e baterias, aparelho de som, liquidificador, TV, computadores, entre outros. “Estamos buscando firmar parcerias para viabilizar novos pontos de coleta do lixo eletrônico, preservando, assim, o meio ambiente. Apesar de orientações, verificamos ainda descarte inadequado desses equipamentos em terrenos baldios e leito de rio”, explicou Anselmo Castilho, superintendente da Emlur.

A instalação de um coletor no Tribunal de Justiça sela mais uma parceria pela sustentabilidade entre a PMJP e o Poder Judiciário. O primeiro contato entre as instituições foi quando o TJ decidiu criar sua Comissão de Sustentabilidade e procurou a Emlur para auxiliar na adoção da coleta seletiva no órgão.

O presidente em exercício da Corte de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo, falou sobre a importância da iniciativa. “Saber que nós temos o apoio de uma empresa que coleta esses resíduos, que processa isso para devolver à indústria e livra o meio ambiente dessa poluição tão grande é muito fundamental para o nosso trabalho de sustentabilidade”, declarou o presidente.

Ulisses Ximenes Massa, coordenador de coleta seletiva da Emlur, falou da contribuição desse comportamento para o TJPB, afirmando que “este órgão é um grande gerador de material eletrônico e acredita que será uma boa oportunidade para que seja dado o destino correto para esse lixo”.

Coleta – Desde que foi firmada a parceria entre a Emlur e Ecobras, no início deste ano, já foram recolhidos em torno de 3,5 toneladas de lixo eletrônico. A empresa cedeu os coletores e faz o recolhimento nos pontos de coleta.

O lixo coletado é transportado para um dos núcleos de apoio da Emlur, localizado no bairro do Róger, local onde a população também pode fazer a entrega dos equipamentos. “A nossa meta é incentivar a população a descartar esses equipamentos de maneira adequada, para que tenham a destinação correta”, orientou Pedro Rocha, da Diretoria Operacional da Emlur.

O descarte inadequado desses equipamentos pode ser nocivo ao meio ambiente devido à presença de substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio etc) em suas composições, que contaminam o solo e a água. Esses produtos também possuem grande quantidade de plástico, vidro e metais, materiais que demoram muitos anos para se decompor.

Outras parcerias – As instituições públicas ou privadas interessadas em instalar o coletor de lixo eletrônico podem entrar em contato com a Emlur através do “Alô Limpinho” – 0800 083 2425 ou pelos perfis nas redes sociais Twitter e Facebook: @pmjpEMLUR ou facebook.com/pmjpemlur. Negociações estão em curso com redes de supermercados, condomínios residenciais, órgãos públicos e shopping da Capital para a instalação do mesmo equipamento.