Emlur intensifica ações na orla e remove 320 toneladas de lixo por mês
Diariamente, agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) trabalham para garantir a manutenção das áreas públicas da Capital. Neste período de férias, especialmente, são intensificados os serviços de catação manual e mecanizada, além da varrição, capinação e pintura de meio fio nos bairros da orla.
De acordo com levantamento feito pelo Departamento de Informações Gerenciais (Diger), por mês, uma média de 320 toneladas de resíduos sólidos são retirados das praias pessoenses. Com a chegada do verão e aumento do fluxo de pessoas, a quantidade de lixo chega a aumentar no mês de janeiro até 15%, em relação aos demais meses do ano.
“Este montante corresponde tanto ao lixo produzido nos estabelecimentos comerciais e nos domicílios, quanto pelos visitantes que transitam pela orla”, ressalta o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani. Atualmente, um efetivo de pelo menos 80 agentes de limpeza, trabalham todos os dias, para garantir que os turistas, visitantes e moradores percebam como a cidade é zelada.
Outras ações na cidade – Além da Orla, nesta terça-feira (20), também foram realizados serviços de limpeza em oito localidades distintas de João Pessoa, entre elas, Vieira Diniz, Costa e Silva, Colinas do Sul II, Mangabeira, Mandacaru, São José, Bairro dos Estados e João Paulo. As ações incluem capinação, varrição, pintura de meio fio, demolição de residências e roçagem.
Conscientização – Para promover o descarte correto do lixo, educadores ambientais da Emlur seguem realizando a conscientização dos frequentadores da orla, sobre a importância do despejo dos resíduos sólidos no local adequado. Nos finais de semana, dentro da Operação ‘João Pessoa Verão’, mais de 4mil sacolas já foram distribuídas.