Emlur já coletou 10,5 toneladas de materiais recicláveis em 4 dias de carnaval
Em apenas quatro dias da prévia carnavalesca Folia de Rua, os catadores de materiais recicláveis da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletaram mais de 10 toneladas do lixo descartado pelos foliões e que pode ser reaproveitado.
Segundo o superintendente Anselmo Castilho, o trabalho integrado entre os agentes e os catadores de materiais recicláveis garante agilidade na limpeza das vias públicas. “Estamos garantindo a manutenção da limpeza nas ruas e praças com o máximo de rapidez. O cidadão que transita logo após as festas percebe a agilidade do serviço”, ressaltou.
Das 10,5 toneladas já coletadas, pelos menos 4,5 foram recolhidas após a passagem do Bloco Virgens de Tambaú, que arrastou, segundo os organizadores, cerca de 300 mil pessoas pela avenida Epitácio Pessoa, neste domingo (23).
De acordo com o coordenador do Setor de Coleta Seletiva da Emlur, Ulysses Ximenes, todos os resíduos recolhidos foram encaminhados a um dos cinco núcleos de coleta seletiva da cidade. “Durante os festejos carnavalescos os materiais mais recolhidos pelos catadores foram alumínio, por conta das latinhas, e o plástico, devido as garrafas pet”, informou.
Para auxiliar os serviços de limpeza estão sendo utilizados equipamentos como carro pipa, varredeira mecanizada e de passeio, triciclo de carga e caminhões compactadores. Ximenes informou que mais de 160 agentes trabalharão no Carnaval 2014 – João Pessoa de Todos os Ritmos, antes, durante e depois dos desfiles de blocos tanto no Folia de Rua como no Carnaval Tradição e nos Polos Carnavalescos.