Emlur participa da campanha do Novembro Azul

Por - em 509

Ângela Costapalestra-emlur

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) lançou, nesta sexta-feira (11), a sua campanha de “Novembro Azul”, chamando atenção para a prevenção do câncer de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.  O evento foi iniciado com a palestra “Saúde do Homem”, com o clínico geral Késsio Brito, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Ele reforçou a importância do homem cuidar da alimentação, da prática de esporte e da prevenção. Segundo ele, o câncer de próstata era considerado uma doença de idoso, porém esse quadro vem mudando e homens jovens também tem apresentado a doença. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima em 61 mil novos casos esse ano. “Quando detectado no início, a chance de cura é maior. Se não cuidar da prevenção e do tratamento no inicio do processo, o estrago costuma ser irreversível quando a doença se espalha”, reforça.

A indicação é que o exame seja feito a partir dos 45 anos de idade, mas quem tem histórico familiar tende a ter tumores de forma mais precoce. Neste caso, o primeiro exame deve ser feito após os 40 anos de idade.

De acordo com a programação, um clínico geral vai atender os agentes durante todo dia, além de disponibilizar vacinas (tétano, influenza e hepatite etc) e testes rápidos (hipertensão, diabetes, hepatite, sífilis e HIV). Os agentes também terão seu dia de beleza, atendimento odontológico, psicológico, avaliação nutricional e acupuntura. Para encerrar, som e batucada com os integrantes do grupo Baticumlata, do Projeto Catadores de Artes da Emlur.

A programação segue nos dias 16 e 17 de novembro com palestras e consultas nos núcleos de serviço da Autarquia – Centro Noite; Bairros de Mangabeira, Valentina Figueiredo, Penha e Grotão.