Emlur participa de ação educativa na “Comunidade Baleado”, em Cruz das Armas
Ângela Costa
Dezenas de pessoas se reuniram, nesta quinta-feira (17), numa ação de conscientização para salvar a lagoa da Comunidade do Baleado, no Bairro de Cruz das Armas. O lugar conhecido como “Buracão” atualmente tem servido para descarte irregular de lixo. A intervenção de Educação Ambiental foi promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa e contou com a presença de representantes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Orçamento Participativo (OP), Secretarias de Saúde (SMS)e do Meio Ambiente (Semam), além da Associação de Moradores do Bairro.
A Emlur esteve no local para realizar a retirada do lixo, utilizando uma máquina retroescavadeira para a remoção dos resíduos. O grupo “Catadores de Artes” animou a ação com a presença do Baticumlata, tocando músicas com temas ambientais e música popular brasileira, além de grafitagem. “Nossa ação de educação ambiental visa sensibilizar a popular sobre a importância do descarte correto do lixo e da coleta seletiva”, afirma Antonia Sousa, coordenadora da Divisão de Artes da Emlur (DIAC).
Kilza Barros, coordenadora do Núcleo de Apoio a Gestão Estratégica e Participativa da Secretaria de Saúde e Roberto Ivens, do Orçamento Participativo Municipal, participaram da mobilização. “É importante a mobilização da população e a sua participação efetiva. Nós hoje trouxemos mudas e os próprios moradores fizeram o plantio”, disse Kilza.
Maria José Santos, membro da Associação de Moradores do Baleado, afirma que ficou satisfeita com a ação e diz que é um primeiro passo para a mobilização da população para a restauração do local. “A lagoa tem vida. Aqui precisa deixar de ser um local onde as pessoas jogam lixo”, disse. A moradora Maria das Dores compartilha da mesma opinião. “Muitas pessoas vem de outros bairros para jogar lixo aqui”. O pedreiro Antonio Ribeiro acredita que a ação pode dar certo. “Há apenas cinco anos eu pescava tilápia aqui. Vinha gente até de Tibiri para pegar peixe aqui nessa lagoa”, disse.
Alô Limpinho – 0800 083 2425 e 3214 7628. Canal aberto para a população dar sugestões, denuncias e elogios as ações de limpeza pública no município de João Pessoa.