Emlur premia aluno da Escola Municipal Nazinha Barbosa

Por - em 988

SAM_1215O Projeto ‘Emlur vai à Escola, Escola vai para casa’, desenvolvido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), premiou nesta segunda-feira (16), com um tablet Bruno Lucas, aluno da Escola Municipal Nazinha Barbosa, localizada no bairro de Manaíra. O estudante fez parte da campanha de arrecadação de óleo comestível promovida na escola dentro da programação da Semana do Meio Ambiente da Emlur. Foram arrecadados 292 litros de óleo.

“Com essa iniciativa procuramos estimular a educação ambiental entre os jovens, promovendo uma ação em que os cuidados com o meio ambiente sejam praticados nas ações do dia-a-dia”, afirma o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho. “Nós procuramos criar projetos que estimulem o cidadão a mudar de hábitos em favor do meio ambiente, através de projeto como ‘Emlur vai à Escola, Escola vai para casa’; o Sabão Ecológico e o Projeto ‘Limpinho 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, completa.

O aluno Bruno Lucas, de 12 anos, estudante do 4ª ano, arrecadou 88 litros de óleo. Bruno disse que estava feliz não só pelo tablet mais por ter ganho com seu próprio esforço. Ele foi a dezenas de residências, restaurantes, padarias, de dia e de noite, e contou com a ajuda dos familiares na arrecadação do óleo. “Estou feliz pelo prêmio. Vou usar para pesquisa dos trabalhos da escola e para brincar. Realizei meu sonho”.

A campanha foi lançada no mês de abril na escola na ocasião da retomada do Projeto ‘Emlur vai à Escola, Escola vai para casa’. Segundo Marilane Miranda, vice diretora, 600 alunos participaram da campanha. Ela destacou o empenho de três alunos – Bruno Lucas, do 4º ano, que arrecadou 88 litros de óleo, Rafael da Silva, 2º ano,  55 litros e Felipe, do 5º ano, que arrecadou 49 litros de óleo. “É gratificante poder mostrar e ensinar aos alunos como podemos reutilizar um produto, principalmente o óleo que não teria utilidade se fosse descartado na pia. Espero que a partir de agora todos os alunos aprendam que com uma ação simples se pode contribuir para cuidar do Meio Ambiente”, declara.

“O objetivo do projeto ‘Emlur vai à Escola, Escola vai para casa’ é estimular as ações voltadas para a educação ambiental entre os estudantes das unidades educacionais da rede municipal de educação promovendo mudanças de hábito no seu cotidiano”, afirma Carol Estrela, coordenadora do projeto.

Sabão Ecológico – O reaproveitamento do óleo utilizado no dia-a-dia da maioria das famílias é mais um projeto da Emlur. O descarte incorreto do óleo de cozinha no ralo ou nas caixas de gordura promove o entupimento da encanação e a poluição do meio ambiente. “O maior prejuízo com esse descarte incorreto é a poluição de solos, rios e mares já que o produto não é solúvel em água e pode criar uma película que impede a oxigenação da água com a consequente morte de animais e vegetais”, lembra Carol estrela.

“Aqueles que se interessarem pelo projeto podem aprender a produzir o sabão ecológico ou simplesmente armazenar o seu óleo e entregá-lo na sede da Emlur ou em algum ponto de coleta próximo a sua residência”, completa. Além da sede da Emlur, a população pode entregar o óleo nos Núcleos de Coleta Seletiva da autarquia localizados no Bairro dos Estados, Bessa, Cabo Branco, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira.