Emlur realiza ação de educação ambiental e limpeza no Bairro São José
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realizou ações de educação ambiental e limpeza urbana no Bairro São José, em João Pessoa. A intervenção, iniciada na semana passada, se estende até a próxima sexta-feira (3). Na quarta-feira (1º) foi realiza uma ação com mais de 300 crianças em creches e escolas. A ação esta inserida na Semana de Meio Ambiente organizada pela Associação de Moradores do Bairro.
A programação inclui uma série de apresentações dos componentes do projeto ‘Catadores de Arte’ (formado pelo coral/teatro e grupo de percussão) com dinâmicas voltadas para a conscientização dos moradores sobre a limpeza urbana e a sensibilização acerca da importância do papel de cada um na manutenção da limpeza do local e os benefícios dessa atitude para a saúde de todos.
Na última quarta-feira (1º), os “Agentes da Alegria”, grupo de teatro da Autarquia, se apresentaram nas creches do bairro, Criança Feliz, Creuza Pires e no Colégio Nazinha Barbosa. As apresentações tiveram enfoque na coleta de resíduos em áreas de difícil acesso. Somente na Escola Nazinha Barbosa, cerca de 200 crianças de 6 a 14 anos do Ensino Fundamental I, assistiram a apresentação no ginásio da instituição. “Nossa parceria com a Emlur é antiga. É uma parceria muito boa porque reforça o que ensinamos as crianças na sala de aula”.
Na sexta-feira (3), será o ‘Dia D’ com a participação de outras Secretarias – Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, além da apresentação do Baticumlata, grupo de percussão da Emlur. “As ações de educação ambiental nas creches e escolas são importantes porque o foco são as crianças que estão na fase de aprendizado e são multiplicadoras”, disse Antonia Sousa, coordenadora do Projeto Catadores de Arte.
Além das ações de educação ambiental foram realizados serviços de capinação, roço, catação, varrição, coleta e pintura de meio fio. “Além dessas ações, os agentes de limpeza da Autarquia também removeram entulho das margens do Rio Jaguaribe em toda a extensão que banha a comunidade”, frisou a chefe do Setor de Geoprocessamento da Emlur, Lívia Natássia Rodrigues.