Emlur realiza II Seminário para discutir Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

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Representantes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) se reuniram mais uma vez, nesta terça-feira (09), para discutir as etapas de planejamento do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de João Pessoa para os próximos 20 anos. O II Seminário aconteceu na sede da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba.

Essa ação faz parte da programação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) para a Capital. Como ocorreu na primeira fase, foram formados grupos técnicos de áreas estratégicos da Autarquia – Diretoria Técnica Operacional; Administrativo-Financeiro; Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Coordenadoria de Comunicação, Geoprocessamento e Diretoria de Planejamento.

“Estamos dando sequência à elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Capital, com objetivo de planejarmos a execução de diversas ações que atendam satisfatoriamente a cidade de João Pessoa no que diz respeito à limpeza urbana”, argumenta Lucius Fabiani, superintendente da Emlur, órgão que coordenada a Comissão Organizadora do Plano e dos Comitês de Sustentação e Diretor, criados para acompanhar a elaboração do Plano.

Lei Federal – Essas discussões internas estão previstas nos critérios metodológicos do Plano, em atendimento a Lei Federal 12.305/2010, e cumpre a terceira etapa das ações que engloba o diagnóstico/prognóstico e o planejamento.

Até o final deste ano, deverão ser cumpridas todas as etapas para a elaboração do Plano. Posteriormente, serão encaminhadas a Câmara de Vereadores de João Pessoa para análise e aprovação, como determina a legislação vigente.