Emlur recebe equipe do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses
Ângela Costa
Dando continuidade às ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, uma equipe formada por sete agentes de controle de endemias do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria de Saúde de João Pessoa visitou a sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), nesta sexta-feira (1°), orientando os servidores e realizando inspeção no órgão.
“A presença dos agentes na Autarquia é um trabalho realizado periodicamente com o objetivo de evitar o surgimento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Fazemos esse controle de forma contínua para que os nossos servidores não sejam as próximas vítimas. Passei por essa “experiência” que me deixou acamado e foi complicado”, frisou o diretor de operações da Emlur, Mozart de Castro.
A equipe do Centro de Vigilância Ambiental visitou os setores, atuando de forma preventiva. Foram checados os locais e passadas informações, conscientizando os servidores sobre a importância da participação de todos no combate ao mosquito. “Estamos sempre à disposição, prestando serviços aos funcionários públicos, repassando conhecimentos e alertando as pessoas sobre a gravidade da situação. Preocupamo-nos muito em conscientizar a respeito da responsabilidade que cada um tem nessa luta”, ressaltou o gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.
A servidora da Emlur, Maria José, disse que iniciativas desse tipo contribuem bastante para disseminar conteúdos importantes a respeitos do Aedes. “Gostei demais do que foi informado durante a visita do pessoal da Zoonoses. Recebemos informes que nos abriram os olhos acerca do nosso papel no enfrentamento desse sério problema. Aprendi que o mosquito completa seu ciclo em apenas uma semana. Esse tempo é o suficiente para ele começar a transmitir várias doenças graves”, informou.