Emlur recolhe aproximadamente 104 toneladas de lixo na Orla na festa de final de ano
Ângela Costa
Aproximadamente 104 toneladas de lixo foram recolhidas na Orla de João Pessoa pela equipe da Operação Limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), durante a passagem do ano de 2015 para 2016, se confirmando o aumento estimado em torno de 15% com relação ao mesmo período do ano passado. Desse montante, 74 toneladas foram recolhidas nas praias de Tambaú e Cabo Branco. Um contingente de 500 pessoas cuidou para que toda a orla de João Pessoa estivesse limpa antes, durante e após o evento.
“Por volta das 10 horas da manhã do dia primeiro de 2016 a orla já estava limpa. O maior volume de lixo, em geral, é visto nas primeiras horas do dia primeiro, quando as pessoas vão embora. Grande parte dessa sujeira pode ser reduzida se cada um cuidar da destinação correta do seu lixo, simplesmente levando para o coletor mais próximo”, argumenta o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.
A Operação Limpeza da Emlur incluiu toda a extensão da Orla, desde a Praia do Sol até o Bessa, na divisa com Cabedelo, com a atuação das equipes de varrição e catação, além da coleta domiciliar regular. O compactador transporta todo o resíduo produzido pela população, comerciantes, hotéis e restaurantes de toda a área da Orla para o Aterro Sanitário Metropolitano.
As equipes iniciaram os trabalhos na quinta-feira (31) até as primeiras horas do dia 1º de janeiro ao longo de toda Orla da Capital. Na área de maior concentração de pessoas durante a festa localizado na divisa das Praias de Tambaú e Cabo Branco, a limpeza pós-evento ocorreu a partir das 6h da manhã com um contingente de mais de 100 homens que fizeram um arrastão na faixa de areia, calçadão e ruas circunvizinhas.
Coleta Seletiva – a Associação de Catadores de Rua de João Pessoa – Ascare atuou na catação de material reciclável das 10 às 3 horas da madrugada e coletaram cerca de mil sacos de 200 litros. A maior parte do material coletado é composta de garrafas pets e latas de alumínio. Todo o material recolhido na festa foi encaminhado para os galpões de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal.
Parte do material recolhido e transportado na coleta domiciliar pelos agentes da Emlur também passam por uma triagem no galpão localizado no Aterro Sanitário.
“Alô Limpinho” – Encaminhe sua demanda por meio do 0800 083 2425 e 3214 6728. Através desse serviço a população pode obter informações, emitir reclamações ou sugestões sobre demandas de limpeza pública. Informações também por meio do site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais.