Emlur reúne cerca de 150 mulheres em mais uma ação do ‘Outubro Rosa’
Aproximadamente 150 mulheres participaram, nesta terça-feira (21), de mais uma ação educativa do ‘Outubro Rosa’ promovida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Com o slogan ‘A Emlur apóia essa causa. Eu também’, o evento segue a programação mundial de combate ao câncer de mama.
“Objetivamos, com a realização desses eventos, informar todos os nossos funcionários e estimular eles a compartilhar essas informações com seus familiares. Quanto mais cedo se tem conhecimento do câncer, maiores as possibilidades de ter um tratamento eficaz”, ressalta Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.
A ação na Emlur contou com palestra sobre o tratamento da doença e apresentações culturais. A palestra teve como ministrante a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Veloso. Segundo ela, é importante a realização dos exames do toque e a mamografia, porque o câncer descoberto em sua fase inicial tem grandes chances de cura. Um dos sinais de perigo é a presença de secreção esverdeada ou escura (semelhante a borra de café). “As mulheres não devem ter medo de fazer o exame e isso vale também para os homens, que também podem desenvolver a doença”.
Cultura – O evento contou também com a apresentação do coral de libras ‘Mãos que reabilitam Sonhos’. O grupo é formado por profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) do município – enfermeiras, fonoaudiólogas, professores e assistentes sociais.
Houve ainda a apresentação das funcionárias da Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur. Durante o evento elas também distribuíram panfletos informativos e camisetas na cor rosa. O encerramento contou com um café da manhã para os participantes.