Equipe de Educação Ambiental da Emlur faz palestra na Funasa

Por Ângela Costa - em 796

Em continuidade ao Programa de Implantação de Coleta Seletiva em Órgãos e Repartições Públicas, a equipe de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou, nesta quinta-feira (26), palestra de conscientização sobre resíduos sólidos na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em João Pessoa. A ação se deu em decorrência do Termo de Cooperação Técnica a ser firmado entre a Emlur e a Funasa.

As informações básicas sobre o ciclo do processo de geração e destinação de resíduos sólidos foram repassadas durante a palestra dirigida aos servidores da Funasa. A chefe da Divisão de Reciclagem da Autarquia, Marcella Medeiros, falou sobre os dados nacionais da situação dos resíduos sólidos no País, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, como redução da geração de resíduos, destinação, consumo consciente e coleta seletiva, além do cenário da cidade de João Pessoa administrado pela Autarquia.

A chefe da Educação Ambiental, Giovana Mayra Formiga, repassou orientações aos servidores de como eles podem colaborar diariamente com a implantação e manutenção da coleta seletiva no Órgão. “Na Funasa, daremos continuidade a esse trabalho com a avaliação do material coletado e a destinação desse material para associações de catadores”, disse.

Segundo ela, a Emlur vem trabalhando desde 2018 no Programa de Implantação de Coleta Seletiva em Órgãos e Repartições Públicas, contando com as equipes de Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Emlur. O programa passa pelas etapas de planejamento (visitas ao órgão), treinamento (palestras), implantação, acompanhamento, manutenção e destinação dos resíduos.

A chefe do Serviço de Saúde Ambiental da Funasa, Roseane Batista, afirmou estar satisfeita com a parceria com a Emlur e a palestra realizada dentro da programação do órgão em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Ambiental. “Nós temos uma preocupação de implantar ações voltadas à saúde pública e à inclusão social, e essa parceria com a Emlur reforça a importância da participação do servidor na continuidade do processo de coleta seletiva no nosso ambiente de trabalho”, disse.

A participação da Emlur na Funasa foi encerrada com a apresentação do grupo Catadores de Arte, formado pelos servidores da Autarquia. Eles abordaram temáticas ambientais, chamando atenção para a responsabilidade de cada um para implantação de práticas sustentáveis.