Equipe de Educação Ambiental da Emlur inicia ação educativa nos mercados públicos

Por - em 620

Ângela Costa

O setor de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou, nesta sexta-feira (24), um trabalho de conscientização sobre acondicionamento de lixo e coleta seletiva que será extensivo a todos os mercados públicos da Capital. Nesse primeiro dia da ação, a equipe visitou os comerciantes e feirantes do Mercado de Cruz das Armas.DSC_8038

O objetivo desse trabalho é conscientizar os feirantes sobre a importância de incorporar o hábito de fazer a triagem dos resíduos e integrá-lo ao seu dia-a-dia, resultando num ambiente limpo, evitando o surgimento de bichos e a consequente proliferação de doenças.

“Inicialmente, o trabalho é de orientação com relação ao acondicionamento do lixo produzido e sobre a separação do lixo seco do úmido. Posteriormente, a equipe de educação ambiental voltará aos mercados junto com a equipe de fiscais para verificar o cumprimento das orientações dos educadores”, afirma Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Carol Estrela, coordenadora do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta da Emlur (Devac), informou que nessas visitas os comerciantes e feirantes recebem noções básicas sobre o acondicionamento dos resíduos e a separação dos itens úmidos dos secos.

DSC_8043“Nossa equipe é formada por dois educadores ambientais e dez estagiários de Engenharia Ambiental de instituições federais da Capital. Na visita, eles ressaltam a importância da participação da população quanto ao acondicionamento correto do lixo, separando a parte úmida (orgânico) da seca (reciclável). Uma mudança simples que irá auxiliar o poder público na manutenção da limpeza urbana e para termos uma cidade mais limpa e organizada”, ressaltou.

A meta é visitar um mercado a cada semana para o repasse das orientações as pessoa que trabalham nesses espaços. Em João Pessoa, existem mercados em bairros como Oitizeiro; Torre; Mangabeira; Castelo Branco; Bairro dos Estados; Tambaú; Bessa; Grotão; Centro e Jaguaribe.