Força tarefa da Emlur deixa cidade limpa após 2º turno das eleições

Por - em 464

emlur_limpeza_eleicao_ (1)Cerca de 400 agentes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) foram escalados para executar a limpeza de toda a cidade devido ao excedente de resíduos produzidos no segundo turno das eleições na Capital. A Emlur também determinou que fossem intensificados os serviços de varrição na orla marítima e disponibilizado um caminhão pipa para lavagem do calçadão do trecho próximo ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.

De acordo com o setor de planejamento da Emlur, os serviços das equipes foram iniciados às cinco horas do domingo (26) até as sete horas, retomando nesta segunda-feira (27) durante todo o dia. “A nossa perspectiva era que os principais locais de votação estivessem limpos antes e após o processo de votação”, afirmou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

Segundo ele, a quantidade de lixo recolhida nesse segundo turno foi menor do que no primeiro turno, fato ocorrido em virtude da redução no número de candidatos, bem como devido à determinação do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que estipulou multas para candidatos que promovessem excessos na distribuição de material publicitário. “Nós ainda não temos os números fechados da coleta referente ao lixo excedente do processo eleitoral, mas estimamos que chegue a 70% menos do que no primeiro turno”, disse.

Todo o material coletado foi encaminhado aos polos de coleta seletiva, onde passarão por uma triagem para selecionar o que pode ser reciclado. O restante é encaminhado ao Aterro Sanitário Municipal. Somente após passar pela balança do aterro é que se terá o total recolhido pelos agentes neste segundo turno.

Por dia, são recolhidas, em média, 700 toneladas referentes à coleta domiciliar na cidade. “Nós fazemos um comparativo entre as planilhas dos meses de setembro e outubro e o excedente é referente ao lixo eleitoral”, explica o superitendente.

Limpeza na Orla – Nesta segunda-feira (27), a Emlur designou que fossem intensificadas a varrição do calçadão e a limpeza com carro pipa nos trechos entre as praias de Tambaú a Cabo Branco, principalmente no Busto de Tamandaré, onde se concentrou o maior número de pessoas na comemoração na noite de domingo (26).