Grupo ‘Agentes da Alegria’ da Emlur participa de aula de teatro

Por Renato Brito - em 1166

“É uma terapia. Estou feliz e me sinto valorizada em participar desta aula. É minha primeira experiência numa aula de teatro. Aprendi muito as dinâmicas propostas ao grupo”, declarou Socorro Freitas, servidora da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que se integrou recentemente ao grupo ‘Agentes da Alegria’. O grupo de teatro faz parte do ‘Catadores de Arte’, que une atividades de teatro, música e voz e trabalha questões voltadas para a educação ambiental e limpeza urbana em toda a cidade.

A aula marcou o inicio do trabalho do educador Zeny Moura, que de forma voluntária, ministrará aulas de teatro trazendo sua experiência, vivência e técnica de palco para compartilhar com os componentes do grupo. “A ideia das aulas surgiu da necessidade do grupo ‘Agentes da Alegria’ em aprimorar suas técnicas teatrais, colaborando num melhor desempenho, nos eventos de Educação Ambiental que o grupo é convidado a participar. Os encontros irão acontecer uma vez por semana, e será uma valiosa oportunidade de troca e aprendizado entre o grupo”, afirmou Antonia Sousa, coordenadora da Divisão de Arte e Cultura da Autarquia (Diac).

“Me surpreendi positivamente com desempenho da turma no nosso primeiro encontro. Os alunos estavam abertos aos ensinamentos e as dinâmicas fluíram muito bem. Eles me deram uma lição de entrega”, comentou Zeny Moura, sobre a satisfação e oportunidade de ministrar uma oficina voltada especialmente às artes cênicas, como forma de crescimento pessoal e profissional, humanizando as relações humanas.

A cada encontro, Zeny irá ensinar ao grupo técnicas de autoconfiança, reconhecimento de espaço, expressividade corporal, concentração, desinibição, dinâmicas de grupo, aquecimento do corpo, trabalho com música e leitura de texto, visando à teatralização das esquetes e performances já existentes do grupo.

Agentes da Alegria – Formado há mais de dez anos por agentes de limpeza e servidores da Emlur, tem a missão de levar mensagens de conscientização e preservação do meio ambiente, abordando temas relevantes como reciclagem, coleta seletiva e sustentabilidade com muita criatividade e bom humor. O grupo pode ser convidado para apresentar seu trabalho em teatros, auditórios, salas de treinamento, espaços alternativos, escolas e praças. Cada apresentação pode variar de 10 a 20 minutos, de acordo com o tema proposto e a necessidade da apresentação.

 Como convidar – O solicitante pode entrar em contato com a coordenação do grupo, por meio de ofício destinado à Superintendência da Emlur. Informações adicionais na Divisão de Arte e Cultura (DIAC), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Telefone 3214-7632.