João Pessoa dispõe de serviço de apreensão de animais dia e noite

Por Ângela Costa - em 2788

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) mantém serviço para apreensão ou recolhimento de animais de grande porte solto em vias públicas, de segunda a sábado, dia e noite. Somente este ano, foram apreendidos de 280 a 300 animais, de acordo com Reginaldo Nobre, proprietário da empresa prestadora de serviço Ribana de Azevedo Souza Nobre (Transnobre), que administra o Centro de Apreensão. Soltos, os bichos reviram sacos de lixo das residências, podem transmitir doenças ou, pior, causar acidentes de trânsito como ocorreu nesta terça-feira (31), quando um cavalo foi atropelado nas proximidades da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), no Bairro Cristo Redentor.

O animal morreu e foi retirado pela equipe da Emlur e levado para o Aterro Sanitário Metropolitano. Caso seja apreendido com vida, os animais são levados para o Centro de Apreensões localizado na BR 101, na altura do km 116. É comum esses animais estarem em situação de abandono, ao relento, sob sol forte, chuva ou frio intenso, e apresentarem ferimentos e doenças. “Os donos devem cuidar do seu bem-estar e mantê-los presos para evitar transtornos à população e para ele mesmo, já que em caso de acidente, o proprietário está sujeito a responder judicialmente”, disse o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

O Centro de Manejo possui área de pasto, água (rio e açude) e abrigos cobertos para os animais. Ao dar entrada no local, eles são examinados pelo veterinário, pesados e, posteriormente, levados às coxias para receber alimentação específica. Dos animais apreendidos este ano, uma média de 70 animais morreram em decorreria de ferimentos e doenças.

Fêmeas e machos são mantidos em ambientes separados para evitar o cruzamento, bem como os que estiverem doentes para facilitar o tratamento e evitar o contágio de outros bichos. O proprietário pode retirar o animal mediante pagamento de taxas de serviço, além da apresentação de documento pessoal com foto e comprovante de residência. A equipe do Centro atende solicitações para o recolhimento de equinos, bovinos, porcos e caprinos.

Solicite o recolhimento ou apreensão de animais de grande porte (vivo ou morto) através dos seguintes números:       

Apreensão (vivo) – 98805 2940 de segunda a sábado/ 7h às 12/ 13h às 18h e 22 às 6h.
Recolhimento – 0800 083 2425/3214-6728/7644/3255 8444 – segunda a sexta/ 7h às 17h.