João Pessoa Vida Saudável tem polos de atividades espalhados por toda a capital

Por Rebeka Paiva - em 2412

A atividade física proporciona inúmeros benefícios para quem a pratica, como um melhor funcionamento de órgãos, principalmente o coração, diminuição da ansiedade, melhora do humor, entre outros. Para quem quer sair do sedentarismo e mudar de vida, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) disponibiliza o projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS).

O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, a prática de atividades esportivas e desenvolver ações preventivas para a saúde. Atualmente mais de 5.200 pessoas participam do projeto, que está espalhado em 23 praças e 16 espaços públicos, como Unidades de Saúde da Família (USF) e escolas, totalizando 39 polos do projeto em toda a capital pessoense.

As atividades do JPVS acontecem de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, nas principais praças e avenidas de João Pessoa. O projeto é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as faixas etárias. Os interessados devem comparecer aos polos que oferecem as aulas e procurar o orientador.

A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 41 educadores físicos, distribuídos por todos os polos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo.

De acordo com a coordenadora do João Pessoa Vida Saudável, Ellen Correia, o principal objetivo do projeto é sensibilizar a população para a importância da prática de atividade física e os benefícios decorrentes, como a construção de hábitos saudáveis, a redução do índice de sedentarismo e, com isso, a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares e um melhor controle da pressão arterial, obesidade e diabetes.

O projeto também estimula e valoriza o exercício da cidadania, atuando como um meio de convívio social que melhora a autoestima, a imagem corporal e instiga a integração social combatendo a depressão.

Ainda de acordo com Ellen, tem-se observado a diminuição do nível de sedentarismo entre os pessoenses e consequentemente as doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Academias da Saúde – O João Pessoa Vida Saudável também está inserido nas Academias da Saúde, nos bairros do Geisel, Colinas do Sul e Ernani Sátiro. Quatro educadores físicos do JPVS atuam nas academias da saúde, que também possuem outros profissionais de educação física e psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

A estrutura das Academias da Saúde conta com espaços multiuso, de vivência e de equipamentos fixos, como barra horizontal, barra paralela, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio. O espaço ainda tem quadra de areia e gramado para realização de atividades externas.

As Academias funcionam de segunda a sexta-feira, da 7h às 11h e das 12h às 16h e é aberta ao público, ou seja, qualquer pessoa pode participar dos serviços ofertados, bastando comparecer à Academia portando o cartão SUS e a liberação do médico caso tenha alguma lesão.

As atividades do JPVS nas Academias de Saúde acontecem das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.

Confira os locais onde participar do João Pessoa Vida Saudável através do link: http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/saude/projeto-joao-pessoa-vida-saudavel/