Mais de 60 servidores da Emlur cursam Educação para Jovens e Adultos

Por - em 621

Ângela Costa

DSC_4922A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (Sedec), oferece o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os funcionários do órgão e tem como público alvo aqueles que não tiveram acesso ou não deram continuidade dos estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade correta. Neste ano, 62 alunos estão cursando o EJA.

“Consideramos essencial o processo de inclusão dos nossos funcionários e costumamos incentivar projetos como o EJA. A Educação Básica abre novos caminhos voltados para a capacitação profissional, mas essencialmente é uma ação voltada para a transformação social”, observou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

De acordo com a agente administrativa da Divisão de Capacitação da Emlur (Dicap), Mônica Amorim, o EJA é realizado na sede da Autarquia e nas administrações externas localizadas no Centro da Capital e no bairro de Cruz das Armas. O calendário das aulas segue o mesmo estabelecido nas escolas da Rede Municipal de Ensino. “Com relação ao conteúdo programático, são oferecidas as disciplinas de Português, Matemática, Estudos da Sociedade e da Natureza. São quatro professores cedidos pela Sedec para atender quatro turmas, e o material escolar também é por conta da Secretaria”, explicou.

DSC_4944A agente de limpeza, Benedita Maria de Souza, disse estar motivada com a participação nas aulas. “Estou matriculada no EJA e me sinto bastante motivada. É um mundo novo que se abriu na minha vida. Antes de frequentar as aulas eu tinha muita dificuldade para identificar o ônibus do bairro que moro, agora, já consigo identificar todos os transportes coletivos e isso é uma grande conquista”, afirmou.

Horário – O EJA é realizado de segunda a sexta-feira, pela manhã, das 10h às 12h, na sede da Emlur e no Centro Dia, em Cruz das Armas, e das 17h às 19h, no Centro Noite.

Regulamentação – A EJA é regulamentado pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (a LDB, ou Lei nº 9394, de 20 de Dezembro de 1996).