Moradores do São José recebem ação educativa sobre o descarte correto de resíduos

Por - em 799

Os moradores do bairro São José receberam nesta sexta-feira (7) a visita da equipe do setor de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que se mobilizou para orientá-los sobre a importância do descarte correto de resíduos. Durante a ação educativa foi distribuído material informativo, alertando a comunidade a respeito dos riscos à saúde quando o lixo não é descartado de forma correta.

 

A iniciativa contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Orçamento Participativo, Defesa Civil e com o envolvimento da Associação dos Moradores da comunidade.

 

“Para reforçar as orientações, a equipe da Emlur fez um trabalho porta a porta, sensibilizando a comunidade acerca da responsabilidade que cada um tem no sentido de manter limpo o ambiente que vive e, assim, evitar a proliferação de vetores que disseminam doenças graves como leptospirose, hepatite, dengue, zica, chikungunya e outras”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental da Autarquia, Carol Estrela.

 

A intervenção feita pela Emlur junto aos moradores também focou na questão da preservação do Rio Jaguaribe, que, em seu percurso, passa pelo bairro. O acúmulo de lixo e a sujeira impedem o curso natural da água, acumulado resíduos para o fundo a as margens do leito. E a situação se agrava no inverno, quando a chuva forte e intensa sobe o nível do rio, transbordando tudo o que foi jogado nele.

 

A ação educativa ainda levou para o São José o grupo ‘Catadores de Arte’ da Emlur, que se apresentou cantando músicas com temáticas referentes ao meio ambiente, de forma descontraída, com mensagens refletindo sobre a importância de preservá-lo.