Oficina de Artes da Emlur expõe peças na Casa da Pólvora

Por - em 1066

Ângela Costa

O Memorial Cultural do Parque Casa da Pólvora abre suas portas para as exposições de materiais da Oficina de Artes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e do grupo “Arte em Tecido”, formado por mulheres assistidas pela Secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa. A mostra, aberta das 9h às 18h até o próximo dia 18, está inserida na semana de atividades culturais promovida pela Fundação Cultural de João Pessoa – FUNJOPE.

Materiais cujo destino era o lixo, reaproveitados e transformados em objetos de decoração e arte, são destaques na exposição da Oficina de Artes, como a Torre Eifel, Dom Quixote, jarros, luminárias, móveis, peças produzidas com papelão, borracha, ferro, isopor, plástico, alumínio, entre outros. “É possível darmos uma vida útil ao material que se joga no lixo, transformá-lo em arte, mostrar que a reciclagem de materiais é algo possível e de responsabilidade de todos”, disse Roberto Carvalho, coordenador da Oficina de Artes da Emlur.DSC_5875

A oficina de Arte faz parte do projeto ‘Catadores de Arte’, realizado pela Divisão de Artes e Cultura da Emlur, que reúne o trabalho artístico do grupo de percussão Baticumlata, Teatro Agentes da Alegria e do Coral Vozes da Emlur, formado por funcionários da Autarquia. “O projeto ‘Catadores de Arte’ visa a valorização dos servidores, bem como o fortalecimento de projetos de educação ambiental desenvolvidos pela empresa com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a forma adequada do descarte de resíduos”, afirmou o superintendente Lucius Fabiani.

O grupo “Arte em Tecido”, formado por mulheres, assistido pela Secretaria de Mulheres do Município, também expõe peças de tecido utilizando a técnica de patchwork. “Esse trabalho faz parte das ações estratégicas da Coordenação de Trabalho e Renda da Secretaria, voltada para a inclusão produtiva das mulheres de comunidades pobres ou vítimas de violência, estimulando a auto-estima, emprego e renda e o empoderamento dessas mulheres”, Giucélia Figueiredo, secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa.

Apresentação cultural – Os grupos do projeto Catadores de Arte – Baticumlata, Agentes da Alegria e o Coral Vozes da Emlur se apresentarão nesta sexta-feira (15), às 17 horas, no anfiteatro do Parque da Casa da Pólvora.