Operação Meu Bairro é Limpeza realiza ação em Jaguaribe

Por - em 592

DSC_3460As equipes da Operação ‘Meu Bairro é Limpeza’, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), iniciaram, neste sábado (14), a limpeza da área da Mata do Buraquinho, no trecho localizado no Bairro de Jaguaribe. Aproximadamente seis caçambas de lixo já foram retiradas do local e levadas para o Aterro Sanitário. O serviço deverá ser concluído esta semana. Mensalmente a Autarquia executada a limpeza de cerca de 200 áreas.

“No outro dia já vai estar cheio de lixo novamente”, disse Marilene Sarmento, assistente social que trabalha na Casa de Apoio a pessoas em tratamento de saúde que vem do interior do Estado, localizada em frente ao terreno. Segundo ela, a situação do excesso de lixo é incomodo para todos, principalmente para as pessoas que ficam na Casa de Apoio, já estão debilitadas. “A Emlur limpa e no mesmo dia já tem lixo”, afirmou.

O morador Márcio Germano revelou que os resíduos são trazidos por pessoas de fora da comunidade. “No final da tarde vêm carroceiros, pessoas em caminhonetes ou caminhões e descarregam aqui metralha, bicho morto, poda e sacos de lixo”, disse. “Outro dia jogaram um cavalo morto”, complementou.

Serviço em andamento – O terreno é localizado a Rua Claudio de Paiva Leite, às margens da Mata do Buraquinho e faz parte do Jardim Botânico Benjamim Maranhão. A maior parte do lixo é entulho de material de construção, poda e lixo eletrônico, além de animais mortos. No local foram colocadas várias manilhas para evitar o despejo de quantidade ainda maior de lixo trazida por veículos de grande porte “Aqui verificamos irregularidades constantemente. Outro dia fui anotar a placa de um carro que estava colocando entulho na área e o motorista avançou com o veículo na minha direção”, relata Paulo Cosme, fiscal da Emlur.

“A situação de Jaguaribe se reproduz por toda a cidade. É preciso que a população faça a sua parte e não suje a cidade. A Emlur conta com serviço de coleta de entulho, poda, móveis velhos e de animais de grande porte (vivos/mortos) e ainda com ponto de recolhimento de lixo eletrônico. A maior parte dos serviços são gratuitos, nada justifica que a população continue sujando a cidade”, disse Mozart de Castro, diretor de Operações da Autarquia.

“Alô Limpinho” – As demandas podem ser encaminhadas por meio do 0800 083 2425 e 3214 7628. A população pode solicitar informações, emitir reclamações ou sugestões sobre demandas de limpeza pública. Informações também por meio do site da PMJP – http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br ou nas redes sociais. a