Parque da Lagoa ganha novas papeleiras
Ângela Costa
Dezenas de novos equipamentos para recolhimento de resíduos estão sendo instalados no Parque da Lagoa pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A instalação foi iniciada nesta segunda-feira (06) e acompanhada pessoalmente pelo superintendente da Autarquia, Lucius Fabiani. Inicialmente serão 125 unidades instaladas em pontos estratégicos do Parque para atender ao público que irá frequentar o local após a sua inauguração, anunciada pelo prefeito Luciano Cartaxo, para o próximo dia 12 de junho.
Para suprir a necessidade de recolhimento de resíduos do Parque da Lagoa, a Emlur adquiriu inicialmente 30 papeleiras, tipo basculante, 35 papeleiras duplas e mais 60 contentores com capacidade para 120 litros. Todas as unidades são nas cores cinza e preta, com a logomarca do Governo Municipal e da Emlur. Os equipamentos serão instalados em locais próximos as pistas de caminhada, área de jardim e aos quiosques. “É importante que a população preserve, pois são equipamentos caros e indispensáveis para a conservação da limpeza do Parque”, ressalta Fabiani.
A equipe de planejamento estratégico da Emlur planeja instalar novos equipamentos também em praças, como a Praça da Independência, dos Três Poderes, bem como na Orla da Capital.
No Centro da cidade um dos problemas verificados pela Emlur é o descarte inadequado de panfletos publicitários, distribuídos em geral próximos aos semáforos. “Muitas vezes a população recebe esse tipo de material e ao invés de colocá-lo nas papeleiras espalhadas pelo local joga no chão. Esse ato compromete a limpeza publica da cidade e pode trazer grandes problemas quando esses resíduos obstruem os bueiros e causam alagamentos no período de chuva”, ressalta Fabiani.
A população deve ter zelo pelo patrimônio público, fiscalizando e denunciando. Para auxiliar na manutenção da limpeza pública da nossa cidade, a população deve ligar para o ‘Alô Limpinho’, 0800 083 2425. É bom lembrar que os bens públicos são adquiridos com impostos pagos pelos cidadãos e devem ser cuidados por todos.