Prefeitura de João Pessoa e Cidade Viva realizam projeto ‘Praia Limpa’
Nayanne Nóbrega
As praias de João Pessoa ganharam neste sábado (21) um reforço na limpeza diária. Aproximadamente 80 agentes de limpeza e a equipe de Educação Ambiental da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), participaram do projeto “Praia Limpa”, ação que aconteceu durante a programação da 5ª edição do Godstock, evento social realizado anualmente pela Igreja Evangélica Cidade Viva com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Subprefeitura de Tambaú e da Emlur.
Mais de mil voluntários espalhados por toda a Orla Marítima de João Pessoa à Cabedelo, na Região Metropolitana, participaram da ação. A Emlur disponibilizou 700 sacos com capacidade de acondicionar em torno de 200 litros, totalizando 14 toneladas de resíduos no final da ação. Os catadores da Coleta Seletiva de João Pessoa cadastrados na Emlur, que trabalham nos cinco galpões da Prefeitura, também participaram do evento.
O prefeito Luciano Cartaxo parabenizou a ação e destacou que a limpeza urbana é responsabilidade de todos. “A limpeza urbana é uma via de mão dupla, onde é preciso que a população tenha uma educação ambiental e boas práticas. Diariamente realizamos a limpeza das praias, incluindo a varrição, coleta e manutenção das vias e dos equipamentos, mas também é importante que a população se conscientize e não jogue lixo no chão e sempre que for a praia leve uma sacolinha para mantermos o ambiente bem cuidado”, ressaltou.
A turista de São Paulo, Bruna Ferreira considerou João Pessoa uma cidade limpa. “Não encontramos lixo nas praias e nem nas vias púbicas por onde passamos. Observei muitos agentes fazendo a limpeza das praias, não só hoje durante essa ação, mas nos outros dias que estive aqui. Vocês moram no paraíso e todos os cidadãos devem cuidar do seu próprio lixo”, disse.
Este ano, o Godstock entrou para o calendário de eventos de João Pessoa e representa o ápice de uma série de atividades da Igreja Cidade Viva. O evento está em sua 5ª edição consecutiva. “Durante o Godstock realizamos uma série de atividades em abrigos, praças, presídios e contamos com parcerias múltiplas. Com a Emlur, através desta ação, ressaltamos a preocupação com a preservação da natureza e o cuidado com o meio ambiente. Agradeço a Prefeitura por ter abraçado esse projeto”, declarou o pastor e presidente da Fundação Cidade Viva, Sérgio Queiroz.