Projeto “Catadores de Arte” participa de oficina de percussão
Ângela Costa
O projeto cultural ‘Catadores de Artes’ composto por servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), participa nesta terça-feira (22), de mais uma oficina de percussão ministrada na Aldeias Infantis SOS Brasil, localizada em Mangabeira.
Atualmente, o ‘Catadores de Artes’ é composto por 24 servidores que atuam como músicos, atores e cantores. De acordo com maestro Jairo Gomes, a proposta de inserir o grupo para participar de todas essas oficinas é explorar os talentos de cada um. “Vemos a cada encontro a chance de cada um mostrar seu talento e destacar-se no que faz de melhor. Como maestro, tenho a oportunidade de estimular o trabalho em equipe, isso refletirá nas apresentações que iremos realizar”, comentou Jairo.
As aulas serão ministradas até o final do mês de março. “O intuito é proporcionar aos componentes o acesso a musicalização, através do conhecimento e familiarização com novos ritmos e instrumentos. Estão sendo explorados ritmos como Samba Reggae, Maracatu, Ciranda e Forró (baião, xaxado e arrasta-pé) acompanhados pelos instrumentos repique, surdo, caixa, agogô, alfaias, ganzá e triângulo”, explica Renato Lucena, ministrante da Oficina de Percussão. Segundo ele, nesse tipo de aula, todos os integrantes passam pela experiência de manusear cada um dos instrumentos, buscando sua musicalidade e identificação.