Recursos tecnológicos devem ser usados pela Emlur para fiscalizar resíduos da construção civil

Por - em 529

Ângela Costa

 

A regularização do descarte de resíduos sólidos, considerado um dos principais problemas na atualidade pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), foi tema de uma reunião nesta quinta-feira (15). O objetivo da Emlur é regulamentar a situação de aproximadamente 120 profissionais que atuam no transporte desses materiais clandestinamente, dentro de um conjunto de ações que vêm sendo estudadas em relação à destinação dos resíduos sólidos em João Pessoa.SAM_0132

Atualmente, no cadastro da Emlur, constam 66 trabalhadores licenciados a prestar esse tipo de serviço em toda a cidade. “O foco principal desse encontro é regulamentar o trabalho de todos os transportadores que trabalham diretamente ligados à Emlur removendo materiais provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil dos terrenos baldios e calçadas”, afirma Lucius Fabiani, superintendente da Emlur.

Outra ação fundamental, na avaliação de Fabiani, é a reestruturação que esta sendo feita na equipe de fiscalização. Já existe em andamento um projeto piloto para a modernização do trabalho de campo desses profissionais, onde serão utilizados recursos tecnológicos para garantir maior precisão e controle das ações verificadas e da destinação dos resíduos da construção civil. Os fiscais irão trabalhar munidos de um tablet, no qual serão geradas as notificações ou autuações com fotos e informações adicionais sobre cada área.

Destinação final – Todo material recolhido pelos caçambeiros cadastrados é encaminhado à Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (Usiben). Os resíduos são triturados e transformados em matéria-prima para a fabricação de material utilizado na pavimentação de ruas e avenidas, executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A Usiben, localizada no Jardim Laranjeiras, esta sob a administração da Emlur.

Serviço – A população pode denunciar o depósito e descarte inadequado desses materiais entrando em contato com a Emlur. Basta ligar para o “Alô Limpinho” nos seguintes telefones: 0800 083 2425 ou 3214-7628.