Representantes da Emlur promovem palestras de conscientização sobre destino final de resíduos

Por Célia Rangel - em 470

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) marcou presença na 4ª edição do Veg Jampa ocorrido no final de semana na Usina Cultura Energisa, que abriu espaço para a realização de uma roda de diálogo abordando o tema: ‘Pra onde vai o seu resíduo?’ Representaram a Autarquia Samyr Sampaio, engenheiro e coordenador do Departamento de Tratamento e Disposição Final de Resíduos (Detradif) e Marcella Medeiros, engenheira ambiental e coordenadora da Divisão de Reciclagem do Órgão.

“Agradecemos a oportunidade de participar desse momento porque podemos falar sobre o trabalho realizado pela Emlur acerca do gerenciamento dos resíduos sólidos em João Pessoa. Também chamamos a atenção sobre a importância da participação e responsabilidade da população para a manutenção da limpeza urbana”, frisou.
No decorrer da roda de diálogo, foi frisada ainda a preocupação com o lixo jogado nas praias da cidade. Os representantes da Autarquia relacionaram os resíduos mais encontrados nas areias, destacando os descartáveis, tampas de garrafas, alimento e coco e das ações de vândalos que danificam as lixeiras, dificultando mais ainda o trabalho dos agentes.

Além disso, destacou-se o trabalho referente à coleta seletiva, que conta com a parceria das associações de catadores de João Pessoa. Durante a apresentação dos representantes da Emlur, foram disponibilizados os endereços dos núcleos de coleta na cidade, que intalados nos bairros Jardim Cidade Universitária, Bessa, Mangabeira, Cabo Branco e Bairro dos Estados, além do Centro de Triagem que funciona no Aterro Sanitário.

Marcella Medeiros também esclareceu dúvidas dos participantes sobre os serviços prestados pela Autarquia e apresentou dados da Abrelpe (Associação das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) disponibilizados em 2017 que apontam João Pessoa como a quinta capital do país com o maior índice de coleta seletiva do Brasil (5%) e que esse percentual registrou aumento em 2018, e, conforme levantamento feito pelo setor de Coleta Seletiva do Órgão, o percentual já atinge 5,3%, superando a média nacional que é de 3%.

E Alhandra Alvim, coordenadora da Sociedade Vegetariana Brasileira, Núcleo de João Pessoa, agradeceu a participação da Emlur no evento: “Foi muito importante para nós e para todos os participantes receber informações e orientações para nos conscientizarmos sempre mais acerca da nossa responsabilidade no que diz respeito ao meio ambiente e como contribuir”, destacou.