Guarda Municipal

E o principal órgão da secretaria. Tem um efetivo de aproximadamente 700 homens que estão distribuídos em postos fixos nos órgãos da prefeitura, nas principais praças da cidade e em grupos especializados como o GOTE (Grupo de Operações Táticas), o PELOTÃO AMBIENTAL, que atua no Parque Arruda Câmara (Bica), A CICLOPATRULHA que fica na orla da capital, a RONDA ESCOLAR que está presente na rede escolar do município e o NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA. A Guarda Municipal dispõe de 15 viaturas, sendo 05 delas cabines duplas, uma van, 10 bicicletas e 25 motos.

Bases Comunitárias da Guarda Municipal

As Bases Comunitárias de Segurança são um ponto de apoio dos Guardas Municipais e de interação com a população em geral quanto as demandas, relacionadas a segurança nas localidades onde estão instaladas. Serão instaladas 04 bases ( Mercado Central, Pavilhão do Chá, Praça da Paz e Centro de Treinamento do Valentina ).

Centro de Formação em Segurança

Responsável pela gestão educacional (Cursos de capacitação, Cursos de Formação, Seminários, etc.) da Secretaria de Segurança e das Entidades/ cidades solicitantes.

Central de Videomonitoramento

Centro de monitoramento através de 100 câmeras espalhadas pela cidade. Está em fase de criação.