Projetos

Programa Crack é Possível Vencer

É um projeto do Governo Federal que trabalha com usuários de crack e outras drogas. Há uma equipe de guardas municipais capacitados para atuar no projeto. O projeto conta com 04 viaturas ( dois carros e duas motos) e um ônibus de videomonitoramento, além de câmeras espalhadas pelo centro da cidade que é o ponto focal do projeto.

Projeto Guarda Mirim

É um projeto desenvolvido pela Ronda Escolar que é pioneiro na Paraíba e tem por objetivo instruir as crianças da rede municipal de ensino com noções de civismo e cidadania. A primeira turma de 60 guardas mirins foi formada em 2014.

Projeto Teatro de Fantoches

É um gênero teatral no qual os atores são representados por bonecos manuseados por guardas civis que se encontram fora do alcance visual do espectador. Promovido pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania – SEMUSB, através da Guarda Civil Municipal de João Pessoa, o Teatro de Fantoches busca através da ludicidade, desenvolver vínculos de solidariedade, respeito, companheirismo e cidadania conforme o contexto, econômico, cultural, social, político, religioso e educativo atual e local.

Projeto de Segurança e Convivência Cidadã

O projeto tem o objetivo de integrar o poder público, comunidade e a sociedade civil, para juntos, discutir e encontrar uma solução para redução e controle da violência no âmbito das escolas públicas do município. O foco são as escolas, mas o envolvimento será de toda comunidade, ou seja, do bairro que for tomado como piloto. A meta é reduzir em 50% o índice de violência do ponto focal bairro escolhido. O projeto está sendo desenvolvido na Comunidade Gervásio Maia.