Servidoras da Emlur são homenageadas pelo Dia Internacional da Mulher

Por Célia Rangel - em 551

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), foi comemorado na sede da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) num clima festivo envolvendo as suas servidoras. Elas cantaram e dançaram e ainda houve apresentação das mulheres que compõem o grupo de percussão Baticumlata da Emlur. O evento destacou também os momentos de reflexão sobre a importância do papel da mulher na sociedade e suas lutas e conquistas por seus direitos ao longo da história.

Nesse sentido, aconteceu apresentação de vídeo registrando a origem da instituição do Dia Internacional da Mulher, assim como a abordagem de questões relacionadas ao feminicídio que, ultimamente, vem crescendo no Brasil, além da Lei Maria da Penha. Chamou-se a atenção para a importância de não se calar diante de casos de violência, denunciando imediatamente todo e qualquer tipo de agressão, inclusive verbal.

Outro tema abordado foi o relacionado à autoestima, ou seja, o valor interno que cada uma deve dar a si. “Para isso, o despertar do autoconhecimento é muito importante para reconhecermos as nossas qualidades e delas nos empoderar”, ressaltou a assistente social e coordenadora da Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur, Damiana Rodrigues.

Lucius Fabiani, superintendente da Autarquia, também levou sua mensagem às servidoras. “Agradeço e aplaudo todas vocês que, além de cuidar da casa, do marido, dos filhos, ainda trabalham com muita garra, disposição e competência”, frisou. E acrescentou: “Este é um momento festivo e de confraternização, mas também de chamamento para reflexões. Estamos tomando conhecimento de casos de extrema violência contra as mulheres e é uma situação preocupante. É preciso estarem atentas e fortalecidas, não se deixando intimidar, denunciando os agressores”.