Servidoras da Emlur recebem orientações de como se defenderem contra violência doméstica

Por - em 477

Emlur_mulheres_foto_CarlosNunes (5)Aproximadamente 200 servidoras da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur) receberam orientações de como se defender da violência contra a mulher, nesta sexta-feira (27), em palestra promovida dentro das ações do projeto “João Pessoa – Espaço Mulher”, na sede do órgão. “Hoje o Estado conta com aparelhamento em defesa da mulher, seja no combate a violência física, moral, psicológica ou patrimonial”, disse a juíza da Vara de Violência Doméstica Contra a Mulher, Rita de Cássia Andrade, que esta a frente da campanha no Estado “Justiça pela Paz em Casa – Nossa Justa Causa”, desenvolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O evento marcou a parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e da Emlur, com o Poder Judiciário. “Esse evento é mais uma demonstração de como a gestão do prefeito Luciano Cartaxo cuida das pessoas e das servidoras. Muitas vezes a mulher permanece no ciclo de violência por falta de informação e a gestão tem tido esse cuidado”, afirmou a secretária Gilcélia Figueiredo.

O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, ressaltou que João Pessoa é pioneira no combate a violência contra a mulher, nas discussões e encaminhamentos de políticas públicas que resultaram na criação de uma secretaria para cuidar dessa causa. Ele ressaltou ainda que a Emlur, através da Divisão de Bem Estar Social, tem desenvolvido ações nessa área como a Caminhada das Mulheres da Emlur, que acontece há onze anos.

Além das orientações dadas pelos membros do Poder Judiciário, que contou com a presença de juízas, promotoras e delegadas, as servidoras da Emlur foram homenageadas com apresentação cultural do grupo de xaxado do Bairro Colibri, “Reaprendendo a Viver” e distribuição de brindes, encerramento com um café da manhã.

“Doe Cabelos. Doe Alegria” – Na programação da ação, houve também a participação das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, com a campanha de doação de cabelos para crianças e adolescentes que estão em tratamento contra o câncer – “Doe Cabelos. Doe Alegria”. Durante o evento duas servidoras da Emlur participaram da campanha. “Eu já tinha ouvido falar da campanha e tive vontade de doar e hoje surgiu a oportunidade e resolvi aproveitar”, disse Evandra Pinheiro, do Núcleo Centro Dia.