Servidores da Emlur participam do curso de Educação de Jovens e Adultos

Por - em 553

Renato Britto e Célia RangelDSC_3362

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), está oferecendo o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo é contribuir para a redução do índice de analfabetismo entre os agentes de limpeza, vigilantes e monitores do órgão. O ano letivo teve início na última segunda-feira (22), com 30 alunos matriculados.

O superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, falou sobre a importância do projeto do Governo Federal que está sendo aplicado na Autarquia: “Observamos a alegria dos alunos que podem aproveitar a oportunidade de estudar no EJA e, a partir daí, ter a chance de crescer intelectualmente e tomar consciência a respeito de seus direitos. É um orgulho para a Emlur, ver que eles levarão esses ensinamentos para a vida”, ressaltou.

O programa oferecido acontece por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Município (Sedec), que disponibiliza os professores, material escolar e carteira de estudante. “Os participantes assistem a aulas de Português, Matemática, Conhecimentos Gerais e Ciências da Natureza”, explicou a coordenadora da Divisão de Capacitação da Emlur (Dicap), Ednalva Aragão.

Ainda de acordo com Ednalva, as aulas são ministradas na Administração Centro Dia e Noite, localizada próximo ao Parque Arruda Câmara (Bica); em Tambiá e Av. Beira Rio. Na Administração Centro Dia e Noite, funciona de 10h às 12h e das 17h às 19h; em Tambaú, o horário é das 10h às 12h e, na AV. Beira Rio, também acontece de 10h às 12h.

“Estou muito feliz em participar das aulas. No início, eu fiquei um pouco resistente, mas agora estou orgulhosa pelo meu crescimento. Antes eu tinha dificuldade até para sacar meu pagamento no caixa eletrônico e pagava alguém para receber por mim, porém, depois que a professora me orientou, eu mesma recebo meu salário”, comentou a agente de limpeza Antônia Pessoa de Lima, de 59 anos.

 A professora Erivalda Alves, que dá aulas no Centro Dia, expressou sua satisfação com o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula com os alunos. “Sinto-me realizada com a experiência, vibro com as pequenas conquistas alcançadas por cada um. Esse é meu combustível diário. É gratificante”, revelou.