Semam cerca mais de cinco mil metros de áreas verdes da Capital
Mais de cinco mil metros de áreas verdes de João Pessoa estão sendo cercados pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A ação, realizada em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), visa proteger a biodiversidade, preservando a flora e a fauna locais.
Antes do cercamento, as áreas passam por um processo de limpeza. Nessa ação, são retirados lixo e resíduos da construção civil e demolição (RCCD), despejados de maneira irregular no ambiente.
Oito áreas – A Semam planejou a instalação de cercas em oito áreas verdes da cidade, totalizando 5.070 metros. Os trabalhos estão em fase de conclusão nas áreas da PB-008, na Praia do Sol, no bairro do Cuiá e no Horto Florestal, no conjunto Cidade Verde. Também estão sendo cercadas as áreas do maceió do Bessa e do estuário do Rio Jaguaribe, também no Bessa, além de uma área por trás do presídio Silvio Porto, em Mangabeira; um trecho da bacia do Rio do Cabelo, por trás do Centro da Polícia Militar, e ainda uma pequena área verde em frente ao Horto Florestal, no bairro Cidade Verde.
A preservação de áreas verdes contribui para a qualidade de vida da população, que passa a contar com espaços para a prática de atividades físicas e a contemplação da natureza. Estudos indicam ainda que as áreas verdes ajudam a diminuir a temperatura nos bairros e atuam como uma barreira contra o som, diminuindo a poluição sonora.
Denúncias – A população tem contribuído com a Semam, denunciando os crimes ambientais, como desmatamento e derrubada de cercas. Os fiscais da Semam podem ser acionados pelos números do Disque Denúncia 0800 218 9208 / 3218-9208.