Plano de Saneamento Básico propõe monitoramento do lixo e educação ambiental
Coordenado pela Secretaria Executiva do Orçamento Participativo (OP), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), deu continuidade, nesta quarta-feira (3), ao segundo ciclo de fóruns temáticos para discutir as demandas do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Foram abordadas diversas questões nas Diretrizes para Elaboração do Termo de Referência do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Com a presença dos articuladores do Orçamento Participativo, o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, falou sobre as ações da autarquia para o destino e tratamento dos resíduos. Em relação aos novos projetos, foram apresentadas propostas de ações para a Coleta Domiciliar, como a implantação de coleta por contêiners, revisão da periodicidade da coleta em todos os bairros, monitoramento em tempo real de todos os veículos da autarquia e ainda a promoção de Gincana de Resíduos da Cidade de João Pessoa, para comemorar o aniversário da cidade. Anselmo também respondeu às questões colocadas pelos articulares do OP e todos foram unânimes em relação à necessidade de investimentos em educação ambiental.
A diretora de Controle Ambiental da Semam, Maria Aparecida de Assis, falou sobre as responsabilidades da secretaria em relação à gestão ambiental e saneamento, que envolve todo o processo de caracterização do município, com destaque para o monitoramento dos recursos hídricos, uso e ocupação do solo, projeção populacional, abastecimento de água e esgotamento sanitário.
As plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) são coordenadas pelo secretário executivo do OP, Hildevânio Macedo. O PPA é uma ferramenta de participação popular onde constam as ações que serão executadas nos próximos anos pelo governo municipal, definindo prioridades de atuação.
Calendário – O segundo ciclo de fóruns temáticos ocorrerá ao longo de 16 dias deste mês de julho, no auditório do Centro Administrativo Municipal. Os encontros serão sempre das 8h às 12h, exceto nos dias das secretarias de Turismo e de Habitação, que acontecerão no período da tarde, das 14h às 17h. Nesta quinta-feira (4), as discussões serão acerca da cultura e patrimônio histórico. Informações: 3218-5629 e 3214-4236.
Confira o calendário do ciclo:
04/07 – quinta-feira – Cultura e Patrimônio Histórico
05/07 – sexta-feira- Educação
08/07 – segunda-feira- Ciência e Tecnologia
09/07 – sexta-feira – Turismo
10/07 – quarta-feira- Habitação e Regularização Fundiária
11/07 – quinta-feira- Meio Ambiente e Sustentabilidade
12/07 – sexta-feira- Juventude e Esporte
15/07 – segunda-feira- Mobilidade Urbana e PAC
16/07 – terça-feira- Política de Igualdade de Gênero
17/07 – quarta-feira- Assistência Social
18/07 – quinta-feira- Desenvolvimento Econômico
19/07 – sexta-feira – Segurança Urbana e Cidadania
20/07 – sábado- Saúde