Cepam realiza atividades em comemoração ao Dia do Idoso

Por - em 400

O Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), localizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), realizou nesta terça feira (1°) algumas atividades em comemoração ao ‘Dia do Idoso’. Na oportunidade, os idosos conheceram técnicas de manejo e cultivo de plantas medicinais.

O projeto tem como objetivo estabelecer uma vivência social e experimental dos idosos com as plantas medicinais, dando orientações sobre aplicação, manejo e cultivo, além de informações sobre riscos, contra-indicações e danos que podem ser provocados pelo uso indiscriminado.

No término de cada encontro foram entregues folders informativos a respeito de cada espécie trabalhada e sua degustação em chás e sucos. O projeto é coordenado pelo biólogo do Cepam Jobson Targino e o coordenador do Núcleo de Práticas Integrativas em Saúde (NUPIC’s), Sérgio Holanda. “Durante as oficinas temos o cuidado de orientar os usuários para a importância de não negligenciar a consulta aos especialistas, procurando sempre ajuda médica para diagnósticos mais precisos”, afirmou Jobson.

O uso de plantas medicinais para curar e prevenir doenças é uma prática usada desde a antiguidade. Registros históricos dessa prática são observados na Bíblia, em escrituras rupestres, entre outros.

O Cepam recebeu ainda o ‘Projeto Chá da Tarde’, organizado pelo Grupo de Idosos do PSF Tambiá. A atividade acontece sempre às terças-feiras, das 14h às 16h, e é aberto para todas as idades.

Informações – As inscrições, agendamentos e informações sobre as atividades do Cepam podem ser feitas pelo telefone 3218- 9841 ou pelo site www.joaopessoa.pb.gov.br/zoobica/cepam.