Semam entrega certificados de conclusão de curso de meliponicultura

Por - em 639

Nesta quarta-feira (27), a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por intermédio do secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, realizou a entrega dos certificados de conclusão do curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão. O curso foi ministrado no Viveiro Municipal de João Pessoa, que funciona no bairro Valentina Figueiredo.

Durante o curso, os participantes aprenderam a manejar as caixas e a processar o mel para consumo. Cinco alunos foram sorteados e receberam uma caixa de abelhas para que possam iniciar sua própria produção do mel. “O intuito da Semam é manter esse recurso natural para que as abelhas possam fazer a polinização e produzir mel, que é um ótimo alimento, incentivando as pessoas a começarem sua própria criação”, afirmou Edilton.

Wanderley Amorim, agente de trânsito e um dos alunos contemplados com uma caixa de abelhas, contou que pretende multiplicá-la a fim de repassar o seu conhecimento para seus vizinhos e amigos.

Abelhas sem ferrão – A meliponicultura é a atividade referente à produção de mel, própolis e ceras de abelhas indígenas, ou nativas, que são as abelhas sem ferrão. O meliponário é o local onde ficam abrigadas as abelhas. Além de produzir mel de ótima qualidade, com propriedades medicinais, essas abelhas são responsáveis pela polinização de plantas – acredita-se que cerca de 90% da polinização das flores em uma floresta seja realizada por abelhas nativas.

Apesar das abelhas sem ferrão serem muito importantes para a polinização das espécies nativas, elas correm risco de extinção. Seu mel, além de saboroso, é considerado medicinal, balsâmico e mais rico em princípios aromáticos do que o da apicultura.

Serviço – O viveiro Municipal fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. O telefone de contato é 3214- 4936.