Parque Arruda Câmara oferece Trilha das Águas aos visitantes
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está oferecendo, como mais uma opção de lazer e educação, a Trilha das Águas. A iniciativa tem por objetivo propiciar aos visitantes conhecimento sobre a história da fonte que deu origem ao parque, informações sobre a formação dos lençóis freáticos e o ciclo natural das águas. Outro ponto é a sensibilização dos visitantes sobre a importância da conservação das matas, de não poluir o solo e do uso racional da água.
A Trilha das Águas acontece nas quartas e sextas-feiras à tarde, e também aos sábados e domingos nos dois horários. Os educadores ambientais acompanham os visitantes pela caminhada de cerca de uma hora, com uma parada inicial na nascente da fonte de Tambiá, passando pelos córregos, riachos e lagos, destacando a biodiversidade existente neles e a importância da preservação.
“Trabaçhamos a importância da gestão das águas, de não desperdiçar, não poluir o solo para não poluir o lençol freático, a importância de não desmatar, porque o solo desmatado vai ficar compactado, logo não vai penetrar água. Ou seja, trabalhamos não só focando a água, mas o que está interligado com ela” comentou Patrícia Helena, educadora ambiental.
A trilha é destinada a qualquer grupo interessado em participar e dispõe de metodologia dirigida a adultos, com nível superior, mas também para crianças, com ensino fundamental, devendo apenas ser previamente agendada, com um máximo de vinte pessoas e idade acima de 10 anos.
O professor da disciplina de Controle de Poluição da Água, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Thiago Ruffo, participou da trilha, juntamente com 16 alunos da disciplina. “Como a disciplina trata da questão da poluição da água e os temas abordados na trilha são semelhantes ao que é visto na sala de aula, então, para complementar o conteúdo, decidimos fazer essa dinâmica no Parque Arruda Câmara. Com esse passeio, alguns conceitos puderam ser revisados a partir da vivência e da explicação dos educadores ambientais. É a oportunidade de unir teoria e prática”, afirmou Thiago Ruffo.
No início das atividades da trilha é apresentado um questionário de pesquisa de opinião para o público. Este servirá para aprimorar a trilha, como também gerar dados para elaborar artigos com o intuito de apresentar trabalhos em congressos a partir das informações coletadas com os participantes.
Serviço:
Trilha das águas
Educadores Ambientais: Patrícia Helena Alves, César Costa e Ana Lígia
Dias: quarta e sexta (à tarde), sábado e domingo (manhã e tarde)
Duração: 1h
Local: Parque Zoobotânico Arruda Câmara-Bica
Custo: gratuito (com agendamento)
Mais informações: educambientalpzac@gmail.com ou 3218-9711