Elefanta Lady ganha ambiente especial e já pode ser visitada na Bica

Por - em 1147

15-07-14-Recinto da Efelanta_foto_Alessandro-Potter005O visitante que chegar ao Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) vai encontrar uma nova moradora. A elefanta Lady, que passou por um período de adaptação, sem exposição, ganhou uma nova casa, um ambiente projetado especialmente para ela com quase dois mil metros quadrados (m²). O espaço foi aberto na manhã desta terça-feira (15) e recebeu a visita do prefeito Luciano Cartaxo e de diversas famílias que foram ver de perto a nova atração.

E o primeiro visitante de Lady veio, na verdade, para um reencontro. Foi o garoto Pedro Henrique, de apenas 9 anos, que disse já conhecer bem a elefanta. “Fui vê-la no circo e acabei sendo escolhido pra montar nela”, contou. “Voltei pra ver como ela está e estou achando muito legal”, explicou. Ele estava com o amigo Bruno Tavares, de 8 anos. “Eu queria poder montar nela também, mas já sei que agora ela só pode descansar”, disse o pequeno Bruno.

Após quase 40 anos realizando apresentações em circo e percorrendo o país em containeres, a elefanta Lady passou a morar em um recinto projetado especialmente para ela. O local oferece espaço para banho de sol, caminhadas, tanque para banho e uma área de escape com condições climáticas ideais, privacidade e sossego, caso o animal se incomode com a exposição. Além disso, o espaço possui áreas de cambeamento, que são espaços onde o animal fica para que as equipes possam fazer manutenções no ambiente.

A policial militar Tatiana Lopes, que é mãe de Bruno, e trouxe os primeiros visitantes de Lady, gostou muito do que viu. “Desde que eles souberam que a elefanta ia ficar na Bica estão ansiosos para vê-la. Vínhamos aqui e eles perguntavam por ela, agora demos sorte de sermos os primeiros a chegar. O espaço ficou lindo e o Parque ganhou uma atração especial. Animais de grande porte sempre impressionam muito as crianças”, afirmou.15-07-14-Recinto da Efelanta_foto_Alessandro-Potter008

A construção do novo ambiente seguiu orientações da ONG norte-americana Global Sanctuary for Elephants e foi aprovado por especialistas, obedecendo às regras da legislação ambiental. A nova casa foi projetada de maneira que os visitantes da Bica possam apreciar Lady sem interferir na qualidade de vida da elefanta, preservando uma distância que oferece segurança, tanto para o visitante, quanto para o animal.

Compromisso – O prefeito Luciano Cartaxo destacou o carinho e o zelo que a elefanta tem recebido desde que chegou à Bica. “Ela ganha um espaço adequado, com muito conforto, onde vai poder ficar à vontade e viver feliz. Ao mesmo tempo as famílias, principalmente as crianças, ganham uma nova atração na Bica, que já é um dos espaços de lazer favoritos na nossa Capital”, declarou.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Edílton Nóbrega, falou sobre o envolvimento de toda a equipe da Bica pelo bem-estar do animal. “Lady merece muito isso, um ambiente harmonioso com tudo o que ela precisa. E já tivemos uma resposta positiva por ela ter se mostrado muito à vontade mesmo estando ainda neste momento de reconhecimento do novo espaço”, contou.

Alessandro-Potter009Cuidados – Ao chegar ao Parque, a elefanta passou por um período de adaptação em um recinto provisório até a conclusão da nova moradia e, para a segurança dos visitantes e do próprio animal, ela não ficou exposta à visitação pública. Enquanto o local era construído, Lady recebia todos os cuidados veterinários. A elefanta também teve toda a atenção do setor nutricional do Parque e já engordou mais de 500 quilos com a dieta balanceada que é oferecida diariamente para ela. Com isso, o animal passou a pesar quatro toneladas.

Ao todo são 160 quilos diários de alimento distribuídos em cinco refeições, sendo três a base de frutas e duas de capim, além de uma ração concentrada de farelo de trigo e sal mineral, dada três vezes por semana. A dieta também é composta por uma grande ingestão de água.

O coordenador da Bica, Jair Azevedo, contou que Lady continuará sob os cuidados da mesma equipe de profissionais e ainda esclareceu que a permanência do animal em um ambiente como a Bica é a melhor alternativa. “Ela nasceu em cativeiro e viveu em um circo toda a vida. Devolvê-la à natureza seria o mesmo que condená-la à morte, pois ela não saberia como conseguir comida ou como se proteger de mudanças climáticas, por exemplo”, explicou.

Origem – Nascida em cativeiro, a elefanta Lady passou os últimos anos como uma das principais atrações do Circo Europeu Internacional, até ser doada à Prefeitura Municipal de João Pessoa. A Secretaria de Meio Ambiente, com isso, preparou o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) para receber, pela primeira vez, um animal deste porte. Lady está atualmente com 40 anos e a expectativa de vida de um elefante varia de 80 a 100 anos.15-07-14-Recinto da Efelanta_foto_Alessandro-Potter011

Diversas cidades brasileiras demonstraram interesse em receber o animal, mas Lady ficará definitivamente em João Pessoa, que foi escolhida pela qualidade do clima e pelo compromisso assumido pela PMJP de oferecer ao animal toda a infraestrutura que necessita para desfrutar de uma ‘aposentadoria’ com tranquilidade, segurança e bem-estar.