Educadores Ambientais da Bica apresentam pesquisas em encontro internacional

Por - em 1159

A Prefeitura Municipal de João Pessoa estará presente no ‘III Encontro Internacional de Educação Aplicada à Conservação e Sustentabilidade’, que tem como tema central os ‘Novos conceitos e tendências’. É que quatro educadoras ambientais do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) estarão apresentando trabalhos durante o evento, que será realizado na Fundação Parque Zoológico de São Paulo, de 26 a 28 deste mês.BICA_ imagem cedida por Patricia Cantisani_1

A educadora Mirtes Lima é responsável pelo trabalho sobre ‘A desmistificação das serpentes’; Mariana Lie sobre ‘A desmistificação das aves de rapina’ e Rayssa Peixoto sobre a ‘Trilha – Origem dos animais’, que irá apresentar dados baseados em pesquisa realizada com os visitantes da Bica durante o primeiro semestre deste ano. Já Ana Valéria Barbosa não apresentará trabalho, mas participará do evento.

“Vamos representar o Parque Arruda Câmara e levar a experiência que temos. Durante o evento também iremos participar ainda do minicurso sobre educação ambiental informal em zoológicos, aquários e museus, que visa trabalhar a abordagem aos visitantes de maneira menos tradicional”, afirmou Mariana Lie.

Bica_ imagem cedida por Rayssa PeixotoA expectativa do grupo também é grande para conhecer o zoológico de São Paulo, que é bastante conceituado, como também o trabalho de Educação Ambiental que é realizado no local. “Uma das capacitações que o zoológico de lá oferece é o zoo como instrumento de ensino, um dos projetos que eu estou querendo desenvolver aqui em João Pessoa, que seria trazer uma escola uma vez a cada 15 dias para realizar alguma atividade de maneira mais específica e contínua”, comentou Mariana.

Cada trabalho que será apresentado durante o evento tem uma autoria, mas todos foram feitos em parceria pelas educadoras ambientais. A ‘Trilha -Origem dos animais, por exemplo, de Rayssa Peixoto, criou essa trilha com o intuito de mostrar a função do zoológico e abordar a questão do tráfico de animais, especificando todo o processo da chegada dele ao parque, aplicando, antes e depois da trilha, um questionário ao visitante. Por meio desse questionário está sendo possível saber se os visitantes absorvem as informações passadas.

Durante o evento serão realizadas palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. O ‘III Encontro Internacional de Educação Aplicada à Conservação e Sustentabilidade’ tem como público alvo educadores de zoológicos, organizações não-governamentais e profissionais de meio ambiente, além de estudantes e outros interessados.