Workshop sobre bem-estar animal acontece no Parque Arruda Câmara

Por - em 618

Bica_Workshop_foto cedida por Patricia CantisaniO Ciclo Nacional de Workshops – Módulo Nordeste, acontece até este domingo (19) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). O evento, que tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a parceria da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, tem como tema “A promoção de bem-estar para animais silvestres em cativeiro e seus benefícios para zoológicos e aquários”.

O workshop, que teve início na quinta-feira (16), tem como público-alvo Médicos Veterinários, Biólogos, Zootecnistas, técnicos, além de presidentes e diretores de zoológicos e aquários, como também estudantes e interessados no assunto.

“Esse evento tem o propósito capacitar os profissionais que trabalham no zoológico, para promover bem-estar para os animais que estão em cativeiro”, afirmou Jair Azevedo, diretor do Parque Arruda Câmara.

O evento é ministrado pela médica veterinária Paloma Bosso, que é especialista em bem-estar animal. Ela ressaltou que o foco do curso é o enriquecimento Ambiental, usado para melhorar o ambiente dos animais e, consequentemente, a qualidade de vida deles. “Se um animal tem necessidade de desempenhar um certo comportamento que precise de uma árvore dentro do recinto, e ele não tem essa árvore, isso impossibilita esse comportamento. Se somos responsável por eles e não oferecermos isso, quem vai oferecer?”, indagou.

Na programação do evento estão sendo discutidos assuntos como: Etologia; particularidades comportamentais de algumas espécies; Fisiologia do estresse e os aspectos desfavoráveis do estresse crônico; Lei das cinco liberdades (Farm Animal Welfare, Council); enriquecimento ambiental, entre outros.Bica_Workshop-foto cedida por Patricia Cantisani

“O curso consiste em trocarmos informações entre os diferentes profissionais que atuam na área, para conhecermos as necessidades de cada animal e podermos oferecer o que eles precisam”, comentou Paloma.

Perfil – Paloma Bosso é médica veterinária graduada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU), especialista em manejo de Animais Silvestres; e mestranda em Ciências Veterinárias na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa: Bem-estar de animais silvestres cativos.