Ciclo Nacional de Workshops terá participação de representante do Parque Arruda Câmara
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente-SEMAM, terá participação no “Ciclo Nacional de Workshops – Manejo de Elefantes em Zoos”. O workshop é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Aquários e Zoológicos do Brasil – SZB e acontecerá de 25 à 28 de novembro, em Santa Catarina, através de parceria do Zoológico de Pomerode e o African Safari, com os ministrantes Frank Carlos Camacho e Gerardo Martinez.
O workshop tem como objetivo proporcionar capacitação para os funcionários das instituições que manejam elefantes, visando aprimorar os cuidados oferecidos a estes animais e aumentar o bem estar deles.
Jair Azevedo, zootecnista e diretor do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), explica que no Brasil são oito instituições que abrigam elefantes, e o zoológico de João Pessoa é o único do Norte-Nordeste que mantêm elefante em seu plantel, daí a importância de participar do evento. “É muito importante capacitar as pessoas que lidam com esse animal, que é bastante problemático para se trabalhar dentro de zoológico, além de buscar novos sistemas de manejo e tecnologias para trabalhar com tranquilidade, sem causar nenhum estresse ao bicho. Eles vão proporcionar novas dietas nutricionais e técnicas de manejo que vão facilitar a contenção, inclusive, quando houver necessidade de realizar exames rotineiros, para que o animal não fique estressado, não cause, nem sofra acidentes”, explicou Jair.
O diretor do Parque ressalta ainda, a importância do apoio que a Prefeitura Municipal de João Pessoa tem dado para a capacitação da equipe, não só na área de zoológico, como em todas as áreas que são inerentes ao Parque. “Nós agradecemos o apoio da PMJP, através do Prefeito, Luciano Cartaxo, e da Secretaria de Meio Ambiente, com o Secretário Edilton Nóbrega, que nos tem dado total apoio. Por isso, nós temos uma equipe bastante respeitada e capacitada, com pessoas que tem um conhecimento técnico muito profundo e talvez nós tenhamos, hoje, o melhor quadro de técnicos do Norte/Nordeste em termos de zoológicos do Brasil”, afirmou Jair Azevedo.
Perfis dos Ministrantes do Workshop:
Frank Carlos Camacho – Diretor de African Safari Park, Puebla, México; Presidente do México Zoo and Aquaria Association (AZCARM); Presidente do Conselho do Comitê de Recuperação de Espécies Ameaçadas (ECRES); Presidente da Águia Conservation alliance International (ECA) e Vice-presidente da Fundação International Elephant, entre outras atuações na área.
Gerardo Martinez – Médico Veterinário, trabalha no African Safari Puebla, México como Supervisor de Manejo e Bem Estar de elefantes há 14 anos. Também foi consultor de cuidados médicos no Golden Triangle Foundation para elefantes asiáticos, na Tailândia, por quatro anos. Ministra cursos sobre comportamento animal em três universidades mexicanas e no exterior. Tem diversas publicações sobre treinamento animal em cinco países diferentes. Participou de mais de cem Conferências, Workshops e Simpósios, em mais de dezenove países nas Américas, Europa, África e Ásia, e foi consultor de mais de quarenta zoos e instituições detentoras de animais ao redor do mundo.